Réveillon 2025 no RJ terá segurança reforçada com 28 mil agentes, afirma governo
[Foto: Ilustrativa / Aline / AEF]
O Governo do Estado do Rio de Janeiro apresentou, nesta sexta-feira (20/12), o plano de segurança especial para o Réveillon 2025, com o maior contingente já registrado. A operação contará com 28 mil agentes de diferentes corporações atuando em todo o estado, tecnologia e reforço na fiscalização em pontos estratégicos.
O principal palco das comemorações, a Praia de Copacabana, receberá 3.300 policiais militares, 12% a mais do que no ano passado. Serão instalados 19 pontos de bloqueio nas vias de acesso e 78 plataformas de observação em locais estratégicos, como o canteiro central, calçadão e espelho d’água, além do entorno dos três palcos montados para o evento.
A Polícia Militar mobilizará mais de 23 mil agentes em todo o estado e usará tecnologia de ponta, como drones com transmissão ao vivo e câmeras de reconhecimento facial. Em Copacabana, 810 policiais estarão destacados, e o patrulhamento será reforçado por aeronaves, viaturas e motos aquáticas. Detectores de metais e gradis serão utilizados para controlar o acesso, e estações de metrô contarão com segurança adicional.
A Polícia Civil destacará 3.650 agentes, com reforço em delegacias da Zona Sul e na Delegacia de Atendimento ao Turista (Deat). A fiscalização das balsas de fogos será intensificada, e o esquadrão antibombas atuará de forma preventiva. A corporação também está monitorando redes sociais e trabalhando com outras agências de inteligência para prevenir incidentes.
Cerca de 1.500 bombeiros militares estarão em operação, com suporte de 360 viaturas e 250 embarcações. Em Copacabana, 168 bombeiros, incluindo guarda-vidas e equipes de intervenção rápida, estarão de prontidão. Pela primeira vez, médicos atuarão diretamente em motos aquáticas para agilizar atendimentos.
A Operação Lei Seca terá equipes na capital e Região Metropolitana, e o programa Segurança Presente reforçará o patrulhamento em áreas de grande circulação.
*Com informações de GovRJ