BrasilCiência e TecnologiaEducação

Estudantes brasileiras simulam missões espaciais nos Estados Unidos em programa internacional

Compartilhe essa notícia!

[Foto: Divulgação]

Sete jovens brasileiras participaram, em outubro deste ano, do Honeywell Leadership Challenge Academy (HLCA), nos Estados Unidos, uma experiência voltada para o desenvolvimento de futuros talentos nas áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM). O evento, realizado em parceria com o U.S. Space & Rocket Center, reuniu 250 adolescentes de 45 países e teve como objetivo inspirar a próxima geração de profissionais dessas áreas.

Durante uma imersão de cinco dias, os participantes passaram por atividades como construção de robôs e modelos de foguetes, além de treinamentos práticos de liderança e formação de equipes. As estudantes também vivenciaram simulações de missões espaciais reais, como o treinamento para decolagem e pouso de um ônibus espacial e a simulação de uma caminhada na Lua.

Maria Fernanda, de 17 anos, de Nova Iguaçu (RJ), e Stefanie Laura, de 16 anos, de Teresina (PI), foram duas das sete brasileiras selecionadas pela ONG Junior Achievement (JA) Brasil para representar o país no programa. Ao refletirem sobre a experiência, ambas destacaram o impacto das interações culturais e a troca de conhecimentos com jovens de diferentes nacionalidades.

“Compartilhar interesses em ciências e exploração espacial, com pessoas que amam isso tanto quanto eu, me deixoi profundamente feliz e aprofundou meu amor por esses tópicos”, afirmou Stefanie. Ela também mencionou a importância de conhecer autoridades na área, como o astronauta Robert Gibson, que serviu de inspiração para todos os participantes.

Maria Fernanda, por sua vez, destacou o intercâmbio cultural. “Durante o acompanhamento eu conheci pessoas do mundo inteiro, seja da Índia, Romênia ou até da China. Conversar com todas essas pessoas me fez entender um pouquinho mais da diversidade cultural presente em cada lugar e como cada país age naturalmente”, contou.

Ao final da semana, os jovens tiveram a oportunidade de lançar seus próprios foguetes e celebraram as conquistas durante uma cerimônia de encerramento, que simbolizou o fechamento de uma jornada de aprendizado e crescimento pessoal.

error: Não é possível copiar.