Setor aéreo brasileiro alcança recorde histórico: 8,3 milhões de passageiros transportados em outubro
[Foto: Ilustrativa / Richard Souza / AN]
O setor aéreo brasileiro registrou, em outubro, o melhor desempenho do mês de sua história, com cerca de 8,3 milhões de passageiros transportados. O número representa um aumento de 6,5% em relação ao mesmo período de 2023, conforme dados divulgados pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). No acumulado de 2024, o total de passageiros já se aproxima de 77 milhões, atingindo mais de 84% do total registrado no ano anterior.
Segundo informações do Ministério do Turismo, a ponte aérea Rio-São Paulo manteve sua liderança como a rota mais movimentada, transportando 362,4 mil passageiros em outubro. Outras rotas de destaque incluem São Paulo-Brasília, com 238,8 mil viajantes, e São Paulo-Confins (MG), com 194 mil.
Entre os aeroportos mais movimentados, Guarulhos (SP), Congonhas (SP) e Brasília (DF) lideraram o ranking nacional. Regionalmente, aeroportos como Belém (PA), Recife (PE), São José dos Pinhais (PR), Brasília (DF) e Guarulhos (SP) foram os que mais se destacaram.
Além disso, o mercado aéreo doméstico obteve resultados positivos em outros indicadores. A demanda por passageiros cresceu 11,3% em relação a outubro de 2023, enquanto a oferta de assentos teve alta de 9,6% no mesmo período.
Acredita-se que a alta temporada de verão deve ampliar ainda mais os bons resultados do setor. Em parceria com a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR) e as principais companhias do país, os Ministérios do Turismo e o de Portos e Aeroportos anunciaram a criação de 18 mil novos voos para o período. Essa iniciativa aumentará o número de assentos disponíveis em 12%, o equivalente a 3,2 milhões a mais que no ano passado.
Dados do IBGE, em conjunto com o Ministério do Turismo, revelam que 97% das viagens realizadas por brasileiros em 2023 foram para destinos nacionais, movimentando cerca de R$ 20 bilhões na economia.