Tremores de terra são registrados em Caxias do Sul (RS)
Moradores de diversos bairros de Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, foram surpreendidos por tremores de terra na madrugada desta segunda-feira (13/05). Relatos nas redes sociais descrevem a sensação de balanço em residências e ruídos intensos.
A Secretaria Municipal do Meio Ambiente, em nota divulgada nesta segunda-feira (13/05), informou que os tremores foram detectados em pelo menos quatro bairros. Segundo a pasta, os eventos são resultado da acomodação de camadas rochosas subterrâneas e não representam riscos adicionais à população.
“O que está ocorrendo é a acomodação de camadas rochosas subterrâneas, o que já ocorreu no município em outras oportunidades”, […] “Eventos desse tipo não têm poder de destruição, os moradores podem ficar tranquilos. Até agora não detectamos nenhum grande deslizamento de terra nas proximidades de onde foram sentidos”, explicou o diretor de Gestão Ambiental da SEMMA, geólogo Caio Torques.
O Observatório de Sismologia da Universidade de Brasília (UNB) registrou três tremores na região da Serra Gaúcha durante a madrugada. O primeiro, com magnitude de 2,4 graus, ocorreu às 1h48 em Bento Gonçalves; o segundo, às 2h58, atingiu Caxias do Sul com 2,3 graus; e o terceiro, também em Caxias do Sul, às 3h03, com a mesma intensidade.
O município, que já enfrentava dificuldades devido às chuvas torrenciais do último final de semana, teve mais deslizamentos de terra, ocasionando danos adicionais. O estado de calamidade pública foi decretado no início de maio, e as consequências das chuvas já resultaram em pelo menos nove vítimas fatais, com uma pessoa ainda desaparecida.
Nesta madrugada, um deslizamento de terra danificou novamente uma adutora previamente reparada, afetando o funcionamento da Estação de Tratamento de Água (ETA) Morro Alegre. Como resultado, o abastecimento de água em 52 bairros foi integral ou parcialmente interrompido.