Temporal no RS causa interrupções nos serviços de telefonia e internet
[Foto: Divulgação / Mauricio Tonetto / Secom]
Em meio às 235 cidades gaúchas atingidas pelos temporais, muitas delas enfrentam interrupções nos serviços de telefonia e internet. Localidades como Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha, chegaram a ficar incomunicáveis, afetando inclusive o contato entre equipes de resgate e o recebimento de pedidos de socorro.
O levantamento da Defesa Civil estadual revela que clientes das operadoras TIM, Claro e Vivo enfrentam problemas de acesso à telefonia e internet em diversas cidades. Para minimizar os impactos, as operadoras liberaram o roaming entre si, permitindo que os usuários possam acessar temporariamente as redes das outras empresas.
Diante da situação, o Ministério das Comunicações determinou que a Telebras fornecesse antenas emergenciais de conexão banda larga via satélite ao Comando Militar do Sul e à Defesa Civil estadual. Esses equipamentos serão fundamentais para garantir a comunicação em áreas isoladas e auxiliar as equipes de resgate no atendimento aos moradores ilhados pelas águas.
“Isso é fundamental para que a Defesa Civil, o Corpo de Bombeiros e os demais profissionais possam atuar com mais informações nos locais isolados. Se necessário, inclusive, os resgatados podem utilizar esses equipamentos para se comunicar com os seus entes queridos neste momento tão necessário”, comentou o ministro das Comunicações, Juscelino Filho, em nota.
O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, ressaltou a importância dessas medidas para possibilitar uma resposta eficaz diante da situação de emergência, destacando o papel crucial das comunicações no auxílio às vítimas e nas operações de resgate. Com ações coordenadas entre o governo e as empresas do setor, busca-se restabelecer a comunicação o mais rápido possível e amenizar os impactos causados pelas fortes chuvas.
“A parte das comunicações foi muito atingida [pelas intempéries]. Vários municípios estão sem comunicação. As operadoras [de telefonia] já foram acionadas e abriram roaming. Estamos acompanhando isso de perto”, acrescentou o ministro, em um vídeo divulgado nas redes sociais. Segundo Juscelino Filho, o ministério também “acionou” os Correios, outra empresa estatal que, de acordo com o ministro, se colocou à disposição para, com sua estrutura no estado, ajudar as ações do governo. “Vamos agora atuar para salvar vidas e, depois, chegar com as ações de recuperação, [procurando] reestabelecer o mais rápido possível a comunicação na região”, concluiu.