Operação Estreitos, da Marinha, apreende madeira ilegal na Região Norte
[Foto: Ilustrativa, com edição]
A Marinha do Brasil concluiu, na última sexta-feira (28), a Operação “Estreitos”, realizada na região Norte do país com o objetivo de combater infrações ao Regulamento de Segurança do Tráfego Aquaviário, delitos transfronteiriços e crimes ambientais.
Durante os 10 dias de operação, o Aviso-Auxiliar “Breves” e uma Lancha de Ação Rápida realizaram ações preventivas e repressivas, resultando na abordagem de 53 embarcações. Dessas, 20 foram notificadas e 10 foram apreendidas.
Um dos destaques da operação foi a apreensão total de 584 metros cúbicos de madeira ilegal, além de um comboio que transportava mais de 2.200m³ de madeira, de forma irregular, representando risco à segurança da navegação. A equipe de fiscais da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará, que acompanhou a operação, realizou a medição da carga apreendida.
A presença da Marinha do Brasil durante a operação também teve um efeito dissuasório, contribuindo para a recolha de cerca de 1 milhão de reais em carga apreendida e para a aplicação de sanções administrativas e criminais aos envolvidos.
A região Norte do Brasil é conhecida por ser uma das principais rotas de transporte de madeira ilegal, o que tem um impacto negativo significativo no meio ambiente e na economia do país. A Operação “Estreitos” da Marinha do Brasil representa um importante passo no combate a esse tipo de crime.
Com informações de Agência Marinha de Notícias.