Em dois dias de chuva, Bombeiros do RJ atendem 226 ocorrências
[Foto: Richard Souza / AN]
Após as fortes chuvas que atingiram o estado do Rio de Janeiro, na sexta-feira (10/02) e sábado (11/02), o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) atenderam 226 ocorrência em todo território fluminense.
Segundo o Governo do estado, as ocorrências foram atendidas nos dois dias de chuva e correspondem a corte de árvores; salvamentos; inundações e desabamentos ou deslizamentos.
- 134 cortes de árvores;
- 69 salvamentos de pessoas presas ou ilhadas;
- 5 inundações; e
- 18 desabamentos e deslizamentos.
O Governo do estado, por meio da Secretaria de Estado de Defesa Civil (Sedec-RJ) e CBMERJ seguem monitorando as precipitações em todo o estado, “atuando para previnir e minimizar qualquer dano”.
O secretário de Estado de Defesa Civil e comandante-geral do CBMERJ, coronel Leando Monteiro, informou que a corporação está preparada para atender ocorrências no período das chuvas.
“Estamos preparados para agiur com rapidez e com qualidade técnica em caso de tragédias nesse período de chuvas fortes do verão. Temos investido fortemente em equipamentos e treinamentos para este tipo de situação”, disse.
De acordo com o Governo do estado, os agentes da Defesa Civil Estadual seguem em contato permanente com as Prefeituras, “dando suporte quando as ocorrências extrapolam a capacidade de resposta da gestão municipal – o que ainda não aconteceu”.
O Centro Estadual de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden-RJ) segue monitorando as condições meterorológicas em todo o estado, assim como os níveis pluviométricos e enviando alertas para o municípios.
Chuvas no estado
Na terça-feira (07/02), o estado do Rio foi atingido por fortes chuvas que causaram ao menos 6 mortes.
Em São Gonçalo, Região Metropolitana do Rio, uma mulher de 22 anos morreu vítima de desabamento e um homem foi arrastado pela correnteza na mesma região. No bairro de Vilatur, em Saquarema, na Região dos Lagos, um juvem de 27 anos veio a óbito após ser atingido por um raio.
Na capital fluminense, uma criança de 2 anos de idade, moradora da Chácara do Céu e um idoso de 82, morador do Catete também perderam a vida em decorrência de deslizamentos durante as fortes chuvas.
Na ocasião, os Bombeiros foram acionados para atender cerca de 330 ocorrência em todo o estado.
- 113 alagamentos e inundações;
- 77 salvamentos de pessoas presas ou ilhadas;
- 100 cortes de árvores; e
- 39 desabamentos e deslizamentos.