Rio de JaneiroSegurança e Defesa Civil

100 anos da Academia da PMERJ

[Foto: Carlos Magno/ Governo do RJ]

A Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ) comemorou, nesta terça-feira (01/12), os 100 anos da Academia de Polícia Militar Dom João VI, escola de Ensino Superior da corporação, que é responsável pela formação de oficiais.

O evento foi realizado na sede da Academia, no bairro de Jardim Sulacap, e contou com a presença do comandante-geral da Polícia Militar, Coronel Rogério Figueiredo de Lacerda, acompanhando de ex-comandantes da Corporação.

O Governador em exercício, Claudio Castro, também esteve presente, onde reinaugurou a sala da escola de formação de oficiais.

Em seu discurso de abertura, o Coronel Rogério Figueiredo destacou a importância da Academia e da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro: “ao longo de tantos anos, as diversas mudanças por ela atravessadas só reforçam o compromisso da Polícia Militar em manter-se institucionalmente forte e renovada. A formação bem estruturada de nossos oficiais é um dos pilares centrais da corporação”, afirmou o comandante-geral.

O Governador em exercício, Claudio Castro, parabenizou os alunos e professores e destacou o papel do Governo do Estado em incentivar a educação de oficiais e praças: “Estou honrado em participar desta comemoração do centenário de uma instituição tão valiosa para o Estado. Local que serve para formar e educar milhares de militares preparados para servir. O papel do Governo do Estado é incentivar a educação de oficiais, mas também de praças e em outras diferentes áreas. Parabéns aos alunos, professores e todos que passaram por aqui nesse século”, disse.

Durante a realização do evento, foram entregues medalhas Mérito General de Brigada José da Silva Pessoa à militares que contribuíram para a história da instituição, além de placas de homenagens para ex-comandantes da corporação.

A Academia foi inaugurada no ano de 1920 pelo General de Brigada José da Silva Pessoa. Desde então, a Escola Profissional da Polícia Militar forma policiais para atuarem na segurança pública do estado do Rio de Janeiro.

Deixe um comentário

error: Não é possível copiar.