EconomiaRio de JaneiroSaúde

Sindicato dos Comerciários do Rio é contra abertura 24h de shoppings e centros comerciais

O Sindicato dos Comerciários do Rio de Janeiro emitiu uma nota se posicionando contrário a abertura de shoppings e centros comerciais pelo período de 24 horas para realização das compras de Natal no município do Rio de Janeiro.

A permissão para que os estabelecimentos funcionem durante todo o dia foi anunciada, nesta sexta-feira (04/12), pelo Prefeito Marcelo Crivella durante coletiva de imprensa.

Leia também: Prefeitura do Rio decide por escolas fechadas e shoppings abertos 24h para evitar aglomerações

De acordo com o prefeito, a decisão visa diminuir as aglomerações em transportes públicos durante o periodo em que a população se desloca pela cidade para realizar as compras de Natal.

“Para evitar aglomerações nos meios de transportes, os shoppings centers e centros comerciais serão autorizados a funcionar 24 horas por dia durante o período de Natal”, afirmou o Prefeito.

Segundo a nota divulgada pelo Sindicato dos Comerciários, a decisão de “abrir o comércio por 24 horas é jogar os trabalhadores na boca do leão”, e que ela não contribuirá para impedir que o vírus se espalhe no município.

A nota ressalta, ainda, que “não há transporte público que funcione durante 24 horas. Não há segurança nas ruas. Os trabalhadores não tem sequer com se deslocar”, e lembra que as autoridades de saúde recomendam o distanciamento como uma das medidas para conter disseminação do novo coronavírus, fazendo com que a declaração de Crivella caminhe na “contramão” das recomendações, classificando com “estarrecedora” a decisão do Prefeito.

Confira abaixo a nota do Sindicato dos Comerciários do Rio de Janeiro:

É no mínimo estarrecedora a abertura de shoppings e centros comerciais por 24 horas no fim de ano, como anunciado pela Prefeitura do Rio, em conjunto com o Governo do Estado.

Os casos de pessoas contaminadas com coronavírus cresce, assim como o número de leitos ocupados nos hospitais públicos e privados.

Abrir o comércio por 24 horas é jogar os trabalhadores na boca do leão. Em nada vai contribuir para impedir a proliferação do vírus. Tal decisão segue na contramão das recomendações das autoridades de saúde,  que defendem uma maior restrição na circulação das pessoas.

Além disso, não há transporte público que funcione durante 24 horas. Não há segurança nas ruas. Os trabalhadores não tem sequer com se deslocar.

Essa decisão dos governos estadual e da capital se iguala ao negacionismo do governo federal,  que negligência a situação do país, que já registra mais de 175 mil mortos. Cada vítima da Covid ficará sob a responsabilidade desses que estão à frente desses governos. Infelizmente, muitas famílias vão chorar neste fim de ano por conta desta decisao.

Por isso, nosso Sindicato não concorda com essa abertura indiscriminada e fará de tudo para defender os direitos dos trabalhadores, com as garantias contidas em nossa convenção coletiva, que regulamenta a jornada de trabalho, o pagamento de hora extra e demais benefícios.

Deixe um comentário

error: Não é possível copiar.