Rio de JaneiroSegurança e Defesa Civil

Vereadores de Araruama sugerem criação de espaço para empinar motocicletas

Compartilhe essa notícia!

[Foto: Arquivo/Richard Souza/AEF]

Na sessão ordinária da Câmara Municipal de Araruama, realizada em 11 de fevereiro de 2025, dois vereadores debateram a possibilidade de criar um espaço destinado à prática de manobras com motocicletas, como empinar, atividade popularmente conhecida como “dar grau”.

O vereador Anderson Siqueira Moura destacou que a demanda vem sendo recorrente entre os cidadãos e ressaltou os impactos negativos do uso de motocicletas sem escapamento, como poluição sonora e riscos à segurança pública. Ele mencionou o alto número de atendimentos no setor de trauma do hospital regional, muitos deles decorrentes de acidentes de moto. Além de sugerir uma campanha de conscientização, Moura defendeu que a Câmara discuta a viabilidade de um espaço seguro para a prática, com estrutura adequada e suporte médico, para evitar riscos a pedestres e demais condutores.

Já o vereador Rodrigo Quintanilha da Conceição afirmou que a prática pode ser considerada um esporte e que, por isso, deveria ser regulamentada. Ele defendeu a criação de um local adequado para os praticantes, com medidas de segurança como o uso de capacetes e equipamentos de proteção. Quintanilha reforçou a necessidade de um debate mais aprofundado na Câmara para viabilizar a proposta.

O tema foi discutido após a apresentação do Requerimento Nº 5, de autoria do vereador Anderson Siqueira Moura, para informações sobre existência de estudos ou planos de ação relacionados a motocicletas com escapamentos abertos e com a prática de empinar no município de Araruama.

Ao término da discussão do Requerimento Nº 5, foi apresentado o Requerimento Nº 6, do Vereador Júlio César Coutinho, visando a “repreensão contra as motos barulhentas que circulam no 3º Distrito de Araruama”.

O debate do tema pode ser conferido no video abaixo, da transmissão da sessão.

error: Não é possível copiar.