BrasilEconomiaSaúde

Valores de medicamentos terão reajustes de até 4,5%

Compartilhe essa notícia!

[Foto: Richard Souza / AN]

A partir deste domingo (31/03), os preços dos medicamentos sofrerão um reajuste de até 4,5% por parte dos fabricantes, conforme anunciado pelo Ministério da Saúde.

O percentual foi estabelecido pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED), órgão responsável pela regulação econômica do setor farmacêutico.

Carlos Gadelha, secretário de Ciência, Tecnologia, Inovação e Complexo da Saúde, ressaltou a política de regulação de preços adotada pelo Brasil, cujo foco é proteger os cidadãos ao estabelecer limites para os aumentos e evitar abusos.

“O Brasil hoje adota uma política de regulação de preços focada na proteção ao cidadão, estabelecendo sempre um teto para o percentual do aumento para proteger as pessoas e evitar aumentos abusivos de preço ”, destacou Carlos Gadelha.

Segundo o Ministério da Saúde, este percentual representa o menor valor praticado desde 2020. Para chegar a essa determinação, foram considerados índices como o IPCA dos últimos 12 meses, a produtividade das indústrias farmacêuticas e custos não influenciados pela inflação, como câmbio e tarifas de energia elétrica, além da análise da concorrência de mercado. Este cálculo está em vigor desde 2005.

error: Não é possível copiar.