BrasilSegurança e Defesa Civil

Usina Nuclear Angra 2 retorna ao sistema elétrico após parada programada

Compartilhe essa notícia!

[Foto: Richard Souza / FN]

A usina nuclear Angra 2 foi reconectada ao Sistema Interligado Nacional (SIN) neste sábado (21/12), às 5h39, após concluir sua parada programada para reabastecimento de combustível, segundo informou a Eletronuclear. Durante o período de interrupção, iniciado em 8 de novembro, aproximadamente 5 mil atividades foram realizadas, incluindo manutenções preventivas essenciais para garantir a segurança e a confiabilidade da unidade no próximo ciclo de operação.

Com a participação de cerca de 1.700 profissionais, entre funcionários da Eletronuclear e trabalhadores temporários, a parada programada foi realizada com foco na manutenção da segurança operacional. A previsão é de que Angra 2 alcance 100% de sua potência nos próximos dias.

O superintendente de Angra 2, Fabiano Portugal, destacou o alto padrão de segurança alcançado durante a parada: “Nosso corpo técnico executou os trabalhos com grande comprometimento e Angra 2 retorna ao sistema com alto padrão de segurança. A expectativa é de que seja mais um ciclo de excelência, bem como ocorreu no anterior, que teve o desempenho justificado pelo programa de confiabilidade de equipamentos.”

Angra 2

Angra 2, com capacidade de 1.350 megawatts, desempenha papel crucial no fornecimento de energia de base para o Sistema Elétrico Nacional, operando de maneira contínua, 24 horas por dia, sem depender de fatores naturais. Segundo informações da Eletronuclear, durante o último ciclo de operação, a unidade alcançou uma taxa de disponibilidade de 99,4%, o que representou o segundo melhor resultado de sua história, ficando apenas atrás do ciclo de 2016, que obteve 99,5% de fator de capacidade.

*Com informações de Eletronuclear

error: Não é possível copiar.