Tsunami meteorológico atinge cidade de Santa Catarina
[Foto: Ilustrativa / Richard Souza / FN]
Na madrugada de segunda-feira (02/12), uma ocorrência natural rara ocorreu na costa de Jaguaruna, no Litoral Sul de Santa Catarina, quando o mar avançou de maneira abrupta em direção ao continente. O evento, identificado como um tsunami meteorológico, aconteceu por volta da 1h da manhã e percorreu uma extensa área de terra.
De acordo com a estação maregráfica de Balneário Rincão, cidade vizinha, o nível do mar registrou um aumento de 1 metro em poucos minutos. O assunto chamou a atenção por sua intensidade e características únicas, já que as interferências não indicavam condições de maré alta ou agitação
Segundo informações da Defesa Civil do estado de Santa Catarina, o tsunami meteorológico foi desencadeado pela presença de uma intensa Linha de Instabilidade (LI) sobre o litoral. Essas formações, compostas por aglomerados de certificações, podem alterar de forma abrupta a pressão atmosférica
Ainda de acordo com o orgão, essas mudanças criam pulsos de “pressão atmosférica que se propagam perturbando as águas da plataforma continental, que por sua vez tem velocidade de propagação muito próxima à velocidade de avanço da linha de instabilidade, possibilitando uma ressonância quase perfeita entre a atmosfera e o oceano. Assim, a altura da onda é amplificada e, ao se propagar em direção à costa, pode aumentar ainda mais rapidamente, atingindo vários metros em poucos minutos”.
Apesar de raro, as características não são inéditas no litoral catarinense. Tsunamis meteorológicos já foram registrados na região, especialmente durante a primavera, período caracterizado por maior instabilidade atmosférica. O caso mais recente ocorreu em novembro do ano passado, na cidade de Laguna.
A segurança das praias e a presença ou ausência de dunas também desempenham papelna extensão dos danos causados por esses eventos, segundo a Defesa Civil estadual. Não houve registro de danos nem prejuízos significativos.
*Com informações de Defesa Civil do estado de Santa Catarina