
[Foto: Abdias Pinheiro / ASCOM / TSE.]
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) empossou, nesta terça-feira (05/08), dois novos ministros efetivos que passam a compor a corte responsável pela organização das eleições no Brasil. A advogada Estela Aranha e o ministro Floriano de Azevedo Marques foram nomeados pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e assumiram oficialmente seus cargos.
Estela Aranha foi escolhida no mês passado a partir de uma lista tríplice formada exclusivamente por mulheres, ocupando uma das vagas destinadas a advogados no tribunal. Já Floriano de Azevedo Marques inicia seu segundo mandato de dois anos como ministro efetivo.
“Gostaria de registrar a enorme sorte do Brasil de ter entre os membros deste Tribunal o ministro Floriano de Azevedo Marques e a ministra Estela Aranha”, disse a presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia.
De acordo com a Constituição, cabe ao presidente da República nomear os ministros do TSE oriundos da advocacia. A composição do tribunal é formada por sete ministros: três do Supremo Tribunal Federal (STF), dois do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e dois advogados, além de ministros substitutos.