TSE Autoriza Envio de Militares Federais para Garantir Segurança nas Eleições Municipais de 2024
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou, nesta terça-feira (24), o envio de tropas federais para reforçar a segurança durante o primeiro turno das eleições municipais, que ocorrerá no dia 6 de outubro de 2024. A decisão unânime dos ministros inclui 53 processos e prevê o envio de militares para diversas localidades em 12 estados: Tocantins, Piauí, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Amazonas, Ceará, Maranhão, Acre, Mato Grosso, Pará, Paraíba e Rio Grande do Norte.
A presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia, afirmou que o envio de forças federais é uma prática comum em todas as eleições. O procedimento é acionado quando os governos estaduais, por meio dos tribunais regionais eleitorais (TREs), notificam a necessidade de reforço militar, devido à falta de efetivo policial suficiente para garantir a segurança durante o pleito e a apuração dos votos.
Essa medida visa assegurar a normalidade do processo eleitoral em municípios que apresentam desafios de segurança, garantindo que a votação ocorra de maneira tranquila e segura.
Com informações da Agência Brasil.