
[Foto: Richard Souza / GE]
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) abriu as inscrições para o Teste Público de Segurança dos Sistemas Eleitorais – conhecido como Teste Público da Urna –, que será realizado de 1º a 5 de dezembro de 2025. O evento integra o calendário oficial da Justiça Eleitoral e tem como objetivo reforçar a confiabilidade e a segurança das urnas eletrônicas e dos sistemas utilizados nas eleições brasileiras.
Interessadas e interessados podem se inscrever até o dia 18 de julho por meio da página oficial do Teste no site do TSE: tse.jus.br/tpu. Podem participar brasileiras e brasileiros com mais de 18 anos, individualmente ou em grupos de até três pessoas.
A proposta do teste é permitir que investigadoras e investigadores da sociedade civil tentem identificar possíveis fragilidades nos sistemas eleitorais. As falhas eventualmente encontradas serão corrigidas e os sistemas atualizados passarão por novos testes antes das eleições de 2026.
O evento é regulamentado pela Resolução TSE nº 23.444/2015 e busca garantir a transparência, robustez e constante aprimoramento do processo eletrônico de votação no Brasil. Além de especialistas em tecnologia, o Teste está aberto a qualquer cidadã ou cidadão que atenda aos critérios estabelecidos no edital.