
[Foto: Arquivo / Andrea Hanks / Official White House]
O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, publicou nesta segunda-feira (7), em sua rede social Truth Social, uma mensagem em defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro. No texto, Trump afirma que o Brasil está fazendo “algo terrível” em relação a Bolsonaro e classifica as investigações e ações contra o ex-mandatário brasileiro como uma “caça às bruxas”.
“Ele não é culpado de nada, exceto por ter lutado pelo povo”, escreveu Trump. “Tenho acompanhado, como o mundo todo, o que têm feito contra ele, dia após dia, mês após mês. […] Seu único julgamento deveria ser o das urnas. É disso que se trata a democracia”, afirmou. O republicano também afirmou que Bolsonaro está “liderando nas pesquisas” e o descreveu como um “líder forte” e “negociador duro em acordos comerciais”.
Horas após a postagem, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva usou sua conta na rede X (antigo Twitter) para se manifestar. Sem citar diretamente Trump, Lula defendeu a soberania nacional e a independência das instituições brasileiras.
“A defesa da democracia no Brasil é um tema que compete aos brasileiros. Somos um país soberano. Não aceitamos interferência ou tutela de quem quer que seja. Possuímos instituições sólidas e independentes. Ninguém está acima da lei. Sobretudo, os que atentam contra a liberdade e o estado de direito”, escreveu o presidente.
A publicação de Lula está sendo interpretada como uma resposta indireta ao comentário feito por Trump. O conteúdo reacende o debate sobre interferência internacional e reforça o posicionamento do governo brasileiro quanto à autonomia das decisões judiciais e políticas internas.