
[Foto: Richard Souza / GE]
O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) aprovou o calendário das eleições suplementares para os cargos de prefeito e vice-prefeito de Três Rios, na Região Centro-Sul Fluminense. A nova votação será realizada no dia 5 de outubro, um sábado. A chapa eleita exercerá mandato até 31 de dezembro de 2028.
De acordo com o TRE-RJ, poderão votar os eleitores com situação regular no cadastro eleitoral e domicílio em Três Rios até 7 de maio de 2025. Estarão aptos a se candidatar aqueles filiados a partido político e com domicílio eleitoral no município até 8 de abril. Candidatos que tenham dado causa à nulidade da eleição de 2024 estão impedidos de participar.
O prazo para o registro de candidaturas vai até 29 de agosto. A partir desta data, os cartórios eleitorais da 40ª e da 174ª Zonas Eleitorais funcionarão em regime de plantão, incluindo fins de semana e feriados, das 12h às 17h. A propaganda eleitoral estará liberada a partir de 30 de agosto. Os eleitos devem ser diplomados até 27 de outubro, após julgamento das contas de campanha. A posse será realizada pela Câmara Municipal.
Entenda o caso
A nova eleição foi convocada após decisão do TSE que confirmou a inelegibilidade de Joacir Barbaglio Pereira (Republicanos), eleito em 2024. A inelegibilidade foi determinada por conta da rejeição das contas de gestão de Joacir enquanto presidente da Câmara Municipal de Três Rios, em 2019, pelo Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ).
Mesmo com a negativa do registro pelo TRE-RJ, Joacir disputou o pleito sub judice e chegou a ser diplomado e empossado, com base em liminar concedida pelo TSE. No entanto, em 9 de junho de 2025, o Tribunal revogou a decisão provisória e determinou o afastamento do cargo. Desde então, o presidente da Câmara, Jonas Dico, assumiu interinamente a chefia do Executivo municipal.
*Com informações de TRE-RJ