TRE-RJ retoma coleta de biometria para eleitores em todo o estado
[Foto: Richard Souza / GE]
O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) reabriu, na terça-feira (05/12), o cadastro eleitoral para a coleta de dados biométricos em todo o estado. Eleitores que ainda não registraram suas digitais podem realizar o procedimento de forma presencial em qualquer Zona Eleitoral ou Central de Atendimento ao Eleitor (CAE). O atendimento está disponível de segunda a sexta-feira, das 11h às 17h, sem necessidade de agendamento prévio.
Segundo o TRE-RJ a coleta biométrica é obrigatória para quem está realizando o alistamento eleitoral pela primeira vez ou para aqueles que ainda não tiveram as digitais registradas. A medida visa garantir maior segurança ao processo eleitoral, evitando que eleitores se passem por outros nas urnas.
Ainda de acordo com o tribunal, o eleitor pode consultar se já tem a biometria registrada por meio do site do TRE-RJ. Caso o eleitor ainda não tenha realizado o procedimento, deverá comparecer a um dos postos de atendimento para realizar a coleta de dados. O tribunal lembrou que a coleta biométrica não está disponível online e deve ser feita exclusivamente presencialmente.
Atualmente, cerca de 4 milhões de eleitores fluminenses, o que corresponde a 32% do total de eleitores, ainda não têm a biometria registrada. A meta do TRE-RJ é alcançar 100% de biometrização do eleitorado até as eleições de 2026, quando a digital será um requisito obrigatório para votar.
Outros serviços
Além da coleta biométrica, eleitores podem requerer uma série de outros serviços eleitorais, como a transferência de domicílio eleitoral, regularização de situação eleitoral, emissão de certidões e justificativa de ausência às urnas. Durante as eleições deste ano, 1.094.080 de eleitores fluminenses votaram utilizando a identificação biométrica por meio de um convênio entre o TRE-RJ e o Detran-RJ, o que possibilitou a utilização das digitais no primeiro turno de votação. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) está realizando o batimento de dados entre os registros do Detran e da Justiça Eleitoral, com o objetivo de integrar as informações ao banco de dados oficial do TRE-RJ.
*Com informações de TRE-RJ