BrasilPernambucoRio de JaneiroSaúde

SUS terá testagem molecular para auxiliar no diagnóstico rápido e preciso do vírus HPV

[Foto: Ilustrativa / Richard Souza / AEF]

O Ministério da Saúde anunciou a incorporação ao Sistema Único de Saúde (SUS) da tecnologia de testagem molecular para auxiliar no diagnóstico rápido e preciso do vírus HPV, bem como no rastreamento do câncer de colo do útero. Esta medida visa contribuir para a detecção precoce e eficaz da doença, visando a redução dos casos, especialmente no estado do Rio de Janeiro, onde 1.540 mulheres são diagnosticadas com câncer de colo do útero anualmente.

Em 2023, o Ministério da Saúde investiu R$ 18 milhões em um projeto piloto de testagem realizado em Pernambuco, demonstrando o compromisso com a implementação dessa tecnologia. Uma das prioridades da pasta é eliminar o câncer de colo do útero como um problema de saúde pública no Brasil.

A decisão de incorporar essa estratégia em todo o território nacional representa um avanço significativo para as mulheres, pois além de oferecer uma tecnologia eficaz para detecção e diagnóstico precoce, também amplia o intervalo entre os exames. Enquanto o método atual de rastreio, por meio do exame de Papanicolau, é recomendado a cada três anos, com a realização anual em caso de detecção de lesão, a testagem molecular é indicada a cada cinco anos. Essa mudança proporciona uma maior adesão e facilita o acesso ao exame, promovendo assim a saúde e o bem-estar das mulheres brasileiras.

Com informações da Comunicação do Ministério da Saúde.

error: Não é possível copiar.