Submergível Titan, que fazia expedição aos destroços do Titanic, segue desaparecido
[Foto: Divulgação / OceanGate]
Na última expedição aos destroços do Titanic, o submergível Titan, pertencente à operadora de turismo OceanGate Expeditions, desapareceu após perder contato com a equipe de superfície. A embarcação partiu em uma jornada de 740 quilômetros até o local do naufrágio, que está situado aproximadamente a 1448 quilômetros da costa de Cape Cod, Massachusetts, nos Estados Unidos.
Durante a descida no domingo de manhã, o submergível perdeu contato com a tripulação do navio de apoio Polar Prince apenas 1 hora e 45 minutos após iniciar sua exploração. Estima-se que a perda de contato tenha ocorrido antes do tempo necessário para alcançar os destroços do famoso navio, que seria visitado por cinco pessoas, incluindo o CEO da OceanGate Expeditions, Richard Stockton Rush.
A situação se torna ainda mais preocupante devido à estimativa de autonomia de oxigênio do Titan. De acordo com a OceanGate Expeditions, a embarcação possui suporte de vida para até 96 horas. Com base nessa informação, resta pouco tempo de ar respirável para as pessoas a bordo, tornando urgente a localização e resgate da embarcação.
Após ser alertada sobre o atraso do submergível, a Guarda Costeira dos EUA iniciou buscas na superfície da água e empregou uma aeronave para auxiliar nas operações de busca aéreas e de radar. O contra-almirante John Mauger informou durante uma entrevista coletiva na segunda-feira que estão sendo feitos todos os esforços para reestabelecer o contato com o submergível e garantir o retorno seguro da tripulação.
O Titan, feito de fibra de carbono e titânio, possui cerca de 10 toneladas e uma extensão de aproximadamente 6 metros.
A operadora de turismo expressou sua preocupação e total dedicação em trazer a tripulação de volta em segurança. Em um comunicado oficial, eles agradeceram às diversas agências governamentais e empresas especializadas em águas profundas pelo extenso auxílio recebido nas operações de busca e reestabelecimento de contato com o submergível.
A OceanGate Expeditions afirma estar trabalhando arduamente para garantir o retorno seguro da tripulação, e todas as opções estão sendo exploradas e mobilizadas nesse esforço.
Confira a seguir o comunicado da OceanGate Expeditions sobre o ocorrido, em livre tradução. O texto original, em inglês, poderá ser conferido a seguir.
19 de junho de 2023, St. John’s, Newfoundland.
OceanGate Expeditions
Estamos explorando e mobilizando todas as opções para trazer a tripulação de volta com segurança.
Todo o nosso foco está nos tripulantes do submersível e suas famílias.
Estamos profundamente gratos pela ampla assistência que recebemos de várias agências governamentais e empresas de alto mar em nossos esforços para restabelecer o contato com o submersível.
Estamos trabalhando para o retorno seguro dos tripulantes.
— OceanGate Expeditions (@OceanGateExped) June 19, 2023