BrasilSaúde

STF mantém no ar vídeo que desmente fake news sobre causas do diabetes

Compartilhe essa notícia!

O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu uma decisão da Justiça de São Paulo que ordenava a remoção de trechos de um vídeo publicado pelas cientistas Ana Bonassa e Laura Marise de Freitas no canal “Nunca vi 1 cientista”. No vídeo, as especialistas desmentem informações falsas divulgadas por um nutricionista, que afirmava que o diabetes seria causado por vermes e recomendava “protocolos de desparasitação” como tratamento.

A decisão liminar foi tomada na Reclamação (RCL) 72140, após o nutricionista processar as cientistas, conseguindo a remoção do conteúdo e indenização por uso de sua imagem. No entanto, as autoras, junto ao Instituto Vladimir Herzog e à Associação Fiquem Sabendo, argumentaram que a decisão violava a liberdade de expressão científica e o direito à informação, especialmente quando envolve temas de saúde pública.

Ao analisar o caso, Toffoli considerou a remoção desproporcional, já que o vídeo era fundamentado em dados científicos sobre o diabetes e não manchava indevidamente a imagem do nutricionista. No conteúdo divulgado, as cientistas explicam que o diabetes é causado por problemas na produção e utilização da insulina, sendo influenciado por fatores como genética e estilo de vida, e não por vermes, como afirmado erroneamente pelo nutricionista.

Confira, a seguir, trecho da transcrição do video que esclaresce as verdadeiras causas do diabetes, incluída na decisão do ministro.

Diabetes não é causada por verme.
Diabetes é basicamente um problema na sua insulina, que é uma chave que não consegue abrir a porta das células do seu corpo pro açúcar entrar nelas e ser usado como energia. Ou então também não tem insulina suficiente pra abrir todas as portas, e o açúcar também não consegue ser utilizado. Então, é um problema na ação e na quantidade de insulina. Ou até ambos. E a consequência é o aumento do açúcar no sangue. Isso causa uma série de problemas, como amputações de membros, cegueira, doença nos rins, problema no coração e pode levar à morte. E o que causa isso são vários fatores, desde a sua genética até o estilo de vida, mas nenhum desses fatores é verme.”

A decisão do STF reforça a importância da liberdade de expressão no campo científico e mantém o vídeo no ar, protegendo o direito à disseminação de informações baseadas em evidências e combatendo a desinformação sobre temas de saúde.

Com informações da Comunicação do STF.

error: Não é possível copiar.