Ciência e TecnologiaEventos, Lazer e TurismoInternacionalRio de JaneiroUcrânia

Startups da Ucrânia estarão no Brasil, participando da Web Summit Rio 2023

Compartilhe essa notícia!

[Foto: Richard Souza / GE]

As startups ucranianas irão marcar presença na América Latina pela primeira vez na conferência Web Summit 2023, um dos maiores eventos do setor no mundo. A Ucrânia é conhecida por ser o berço de empresas renomadas, como a Reface, Ajax, MacPaw e Petcube, bem como por “unicórnios” de destaque, como Grammarly, People.ai, Bitfury e Gitlab. O país está entre os 10 primeiros lugares onde nasceram fundadores de unicórnios, como Jan Koum, co-fundador do WhatsApp, e Max Levchin, co-fundador do PayPal.

O objetivo da presença da Ucrânia no Web Summit é compartilhar experiências com o Brasil em relação à digitalização e inovação. Segundo Oleksandr Borniakov, vice-ministro de transformação digital para o desenvolvimento de TI, “é interessante trocar experiências para acelerar o progresso. Apesar da invasão da Rússia, a Ucrânia continua a inovar e digitalizar. Em três anos, conseguimos o que alguns países levaram 20 anos para alcançar. A Ucrânia foi o primeiro país do mundo a lançar um passaporte digital com validade equivalente à do passaporte físico e é o quarto país europeu a lançar uma carteira de motorista digital.”

Mesmo em meio à guerra, apoiar o desenvolvimento de negócios de exportação e inovação continua sendo um dos principais objetivos do programa “Economia Competitiva” (“Competitive Economy Program“) da USAID na Ucrânia. O Conselho de Coordenação Ucraniano-Americano também prioriza a segurança econômica e o suporte às empresas ucranianas, especialmente na área de inovação. “Apesar dos desafios da guerra, as startups ucranianas estão provando ser competitivas globalmente e mostrando inovação. Missões comerciais, como a do Web Summit no Rio, são fundamentais para conectar startups inovadoras ucranianas com investidores e mercados globais, fornecendo acesso a recursos financeiros, recursos e orientação. Portanto, a USAID CEP continuará a apoiar ativamente essas atividades em 2023”, diz Olesya Zaluska, chefe do programa USAID CEP.

Nove startups ucranianas emergentes serão exibidas no evento. Entre elas estão Anna Maly, uma solução avançada para detectar anomalias em instalações de produção em diversas indústrias; Kycaid, um sistema de verificação e reconhecimento facial em tempo real; e Spendbase, uma plataforma que otimiza despesas corporativas. Mosqitter é uma solução ecológica para combater mosquitos e proteger contra picadas ao ar livre, enquanto FuelWell é um dispositivo para caminhões que reduz o consumo de combustível e as emissões de CO2.

O Brasil e a Ucrânia compartilham setores fortes em áreas como agricultura, fintech e e-commerce, oferecendo oportunidades de crescimento e cooperação mútuos. A indústria agrícola robusta do Brasil e as soluções de ponta da Ucrânia criam um ambiente propício para a colaboração promissora. Com as cenas de edtech florescendo em ambos os países, as startups ucranianas poderiam contribuir para o cenário educacional do Brasil, considerando a mudança em direção ao aprendizado remoto. À medida que as startups ucranianas e latino-americanas exploram oportunidades de colaboração, as perspectivas de crescimento e inovação trans-regional permanecem fortes.

Deixe um comentário

error: Não é possível copiar.