Sobe para 38 o número de mortos em acidente na BR-116 em MG
O número de vítimas fatais na do acidente na BR-116, em Minas Gerais, chegou a 38, segundo o Corpo de Bombeiros. O acidente ocorreu por volta das 3h da madrugada deste sábado (21), na altura da cidade de Teófilo Otoni.
De acordo com os bombeiros, 37 corpos foram encaminhados ao Instituto Médico Legal (IML), enquanto a 38ª vítima faleceu no hospital. Informações iniciais indicam que o acidente ocorreu quando um ônibus vindo de São Paulo teve um pneu estourado e colidiu frontalmente com uma carreta. Em seguida, um carro que vinha logo atrás também foi atingido. A PRF informou que “colabora com os demais órgãos também responsáveis pela apuração das circustâncias e das causas do acidente”.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se manifestou nas redes sociais lamentando a tragédia. Lula enviou suas orações aos familiares das vítimas e desejou a recuperação dos sobreviventes.
“Lamento imensamente e envio minhas orações aos familiares das mais de 30 vítimas fatais do acidente em Teófilo Otoni, Minas Gerais. Rezo pela recuperação dos sobreviventes dessa terrível tragédia”, escreveu o presidente em sua postagem.
Lula também destacou a atuação da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no local e afirmou que o governo federal está à disposição da prefeitura de Teófilo Otoni e do governo de Minas Gerais para oferecer toda a assistência necessária.
Acidente
O episódio ocorreu nas proximidades das comunidades da Liberdade e da Lajinha e envolveu um ônibus, uma carreta e um carro de passeio, segundo informações da PRF. O ônibus da empresa Entram saiu de São Paulo na sexta-feira (20) e tinha como destino Vitória da Conquista (BA).
O acidente, segundo informações iniciais, teria ocorrido quando um ônibus teve um pneu estourado e colidiu frontalmente com uma carreta. Em seguida, um carro que vinha logo atrás também foi atingido. O coletivo se incendiou após o impacto. As causas seguem sendo analisadas.
De acordo com informações, cerca de 13 pacientes foram encaminhados aos hospitais do município, sendo que na UPA foram atendidos 7 pacientes. Um deles recebeu os primeiros atendimentos na própria unidade e, posteriormente, foi transferido para o Hospital Santa Rosália, no centro da cidade. Dois pacientes receberam medicação e quatro foram liberados. Uma criança permanece em observação na unidade.
Vídeos que circulam nas redes sociais mostram momentos após o acidente:
TRAGÉDIA: Acidente entre ônibus e carreta na Br 116 emTeófilo Otoni deixa 37 mortos. 🥲 pic.twitter.com/fiBmKW3hJA
— Freu Rodrigues (@freu_rodrigues) December 21, 2024
O acidente interrompeu o tráfego na BR-116 por várias horas. As autoridades seguem trabalhando para identificar as vítimas e investigar as circunstâncias que levaram ao acidente. A BR-116 é conhecida por seu alto índice de acidentes.
Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), até as 11:17h deste sabádo “em Teófilo Otoni, no km 285 da BR116, pista parcialmente interditada, em sistema de “pare e siga”, em virtude de acidente no local.”
Governador
Mais cedo, o Governador Romeu Zema (NOVO) informou que determinou a mobilização total do governo estadual para o atendimento às vítimas e o suporte às famílias impactadas.
Segundo o governador, as Forças de Segurança do estado estão trabalhando desde a madrugada no resgate e atendimento dos envolvidos. Ele também disponibilizou as aeronaves do Gabinete Militar do Governador para transportar equipes e reforçar as operações em Teófilo Otoni.
“Estamos trabalhando para que as famílias das vítimas sejam acolhidas para enfrentar de forma mais humanizada possível essa tragédia às vésperas do Natal, uma data tão significativa para todos”, declarou Zema.
Governo do estado
Por meio de nota, o Governo do estado de Minas Gerais, informou, na tarde deste sabádo (21), que ativou o Plano de Atendimento a Múltiplas Vítimas no Hospital João XXIII, localizado na capital mineira.
Segundo informou o governo estadual, o plano é aplicado quando “em caso de grandes desastres, quando a equipe se prepara para receber um volume maior de pacientes ao mesmo tempo”.
EMTRAM
A empresa de transporte EMTRAM emitiu nota expressando pesar pelas vítimas e suas famílias, além de oferecer apoio psicológico às pessoas afetadas.
“A empresa se solidariza com as vítimas e seus familiares e informa que está empenhando máximo esforço para auxiliar as pessoas envolvidas e seus familiares, oferecendo e providenciando todo o apoio necessário, inclusive acompanhamento psicológico”, afirmou a EMTRAM.
Além disso, a empresa afirmou que está colaborando com as autoridades competentes para esclarecer as causas do acidente, que ainda não foram determinadas.
São Paulo
O governador do estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas (PL/SP) informou que o governo do estado disponibilizou equipes da Polícia Técnico-Científica e do Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt para auxiliar as autoridades de Minas Gerais no processo de reconhecimento das vítimas.
De acordo com o governador, as equipes “já estão a caminho de Minas Gerais para auxiliar as autoridades mineiras no trabalho de reconhecimento.”