[Foto: Ilustrativa / LensGo]
Os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 contam com uma nova ferramenta de apoio para a preparação antes da segunda etapa de provas, marcada para domingo (16). O Ministério da Educação (MEC) lançou o aplicativo MEC Enem – o Simuladão do Enem, que reúne conteúdos de estudo e simulados para auxiliar candidatos de todo o país.
O app está disponível gratuitamente na Apple Store, Google Play e também pode ser acessado pela internet. Para utilizar a plataforma, é necessário fazer login com a conta Gov.br e concluir o cadastro no aplicativo ou no site.
A ferramenta oferece vídeos, apostilas e trilhas de estudo organizadas por área do conhecimento e nível de complexidade. Também inclui simulados completos, exercícios alternativos, assistente virtual com inteligência artificial para criação de cronogramas personalizados e um espaço de tira-dúvidas baseado nos conteúdos que aparecem no exame. As pontuações e conquistas ficam armazenadas em um perfil privado, com opção de compartilhamento nas redes sociais.
No próximo domingo (16), os candidatos resolverão questões de ciências da natureza e matemática. Os portões serão abertos às 12h e fechados às 13h, no horário de Brasília. A prova começa às 13h30 e termina às 18h30.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informou que candidatos afetados por problemas logísticos, desastres naturais ou doenças infectocontagiosas no primeiro dia de aplicação podem solicitar a reaplicação do exame. As provas reaplicadas ocorrerão em 16 e 17 de dezembro. O pedido deve ser feito pela Página do Participante entre 17 e 21 de novembro, até 12h.
Em Belém, Ananindeua e Marituba, no Pará, as datas do Enem 2025 foram alteradas devido à realização da COP30. Nesses municípios, o primeiro dia de provas será em 30 de novembro e o segundo em 7 de dezembro.
*As datas poderão sofrer alterações sem aviso prévio