Show da Lady Gaga no Rio altera trânsito e transporte em Copacabana; veja o que muda
[Foto: Ilustrativa / LensGO]
Afim de receber os fãs da cantora Lady Gaga, neste sábado (03/05), a Prefeitura do Rio de Janeiro montou uma operação especial de trânsito e transporte em Copacabana. A partir da meia-noite, o acesso ao bairro será bloqueado em diversas vias, com restrições progressivas ao longo do dia. A Avenida Atlântica será totalmente interditada a partir das 7h da manhã.
De acordo com informações da administração municipal, os ônibus fretados estão proibidos de circular e estacionar em Copacabana e nos bairros vizinhos, como Botafogo, Ipanema, Lagoa e Urca. A partir das 18h, apenas táxis e ônibus poderão entrar no bairro, mas o acesso será totalmente fechado a todos os veículos a partir das 19h30. Ao todo, 27 pontos de bloqueio serão ativados pela CET-Rio.
As medidas de interdição já começaram nesta sexta-feira (02/05), com proibição de estacionamento em áreas de Copacabana e em Botafogo, eliminando cerca de 3 mil vagas.
No domingo (04/05), os bloqueios começam a ser desfeitos a partir das 4h, com exceção da Avenida Atlântica, que continuará fechada até as 6h.
Buscando facilitar o deslocamento do público, o Terminal Enseada de Botafogo será o principal ponto de embarque, com linhas para diversas regiões da cidade. O MetrôRio funcionará 24 horas nas estações de Copacabana, com a estação Cardeal Arcoverde operando apenas para desembarque entre 16h e 22h. Durante a madrugada, as estações Cantagalo, Siqueira Campos e Cardeal Arcoverde estarão abertas para embarque.
A SuperVia terá trens extras, o BRT funcionará em regime especial 24 horas nas linhas de maior demanda e o VLT também terá operação contínua, com serviço especial entre o Terminal Gentileza e a Central do Brasil das 23h do sábado até as 5h do domingo, com intervalos de 20 minutos.
Show
A expectativa da organização é de que cerca de 1,6 milhão de pessoas assistam ao espetáculo, que acontecerá em um palco montado em frente ao Copacabana Palace.
A programação começa às 17h30, com apresentações de dois DJs. O show principal da artista está previsto para 21h15 e deve durar aproximadamente duas horas e meia.
Estrutura e segurança
Para receber o público, a Prefeitura do Rio de Janeiro preparou uma ampla estrutura ao longo da orla, que inclui:
- 16 torres de delay com som, telões e iluminação;
- 500 cabines sanitárias, incluindo unidades acessíveis;
- Espaços exclusivos para Pessoas com Deficiência (PCD);
- 78 torres de vigilância para a Polícia Militar;
- 150 detectores de metal do tipo raquete para apoio às revistas;
- 18 câmeras com reconhecimento facial em pontos de controle;
- Grades em ruas transversais à orla para controle de acesso.
De acordo com a prefeitura, o evento deve gerar um impacto de R$ 600 milhões na economia da cidade.
*Com informações de Prefeitura do Rio de Janeiro
*Programação poderá sofrer alteração sem aviso prévio