Senhora usando o celular | Foto: Ilustrativa / LensGo
[Foto: Ilustrativa / LensGo]
A Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ) passou a utilizar o WhatsApp para informar pacientes sobre consultas, exames e procedimentos marcados pelo Complexo Estadual de Regulação (CER). O serviço é realizado pela assistente virtual Serena, desenvolvida com uso de inteligência artificial para apoiar a regulação no estado. As mensagens são enviadas exclusivamente pelo número +55 21 97734-9550, que deve ser sempre conferido pelo usuário para evitar golpes ou contatos falsos.
A nova estratégia busca melhorar a comunicação com os pacientes e reduzir o número de ausências nos atendimentos. De acordo com a SES-RJ, o paciente receberá quatro mensagens automáticas: quando for inserido no Sistema Estadual de Regulação (SER), no momento da marcação, 10 dias antes e três dias antes da data agendada. Os lembretes incluem orientações específicas sobre cada procedimento. A secretaria reforça que não serão solicitadas informações pessoais.
Segundo a superintendente de Regulação do Estado, Kitty Crawford, o objetivo é diminuir faltas que prejudicam o andamento da fila. “De cada 100 agendamentos, 36 são desperdiçados, e isso atrasa a espera de quem precisa de atendimento no SUS. Quando receber a mensagem no WhatsApp, pode confiar! É a Serena entrando em contato com todas as informações que você precisa para não perder a sua marcação”, afirmou.
Em 2023, o absenteísmo para procedimentos do CER chegou a 43%. A adoção da assistente virtual já contribuiu para reduzir ao menos 16% das faltas. Além dos lembretes, a ferramenta organiza dados clínicos, prepara resumos e orienta sobre o uso do painel público do SER. Diariamente, cerca de 3 mil pacientes são encaminhados a hospitais de todo o estado pelo sistema.
Para reforçar a precisão dos contatos, a SES-RJ também lançou, em agosto, a campanha “Atualizaê!”, que convoca usuários do SUS a atualizarem seus dados no Cadastro Nacional de Usuários, em especial números de telefone, facilitando o envio das notificações do SER.
O Complexo Estadual de Regulação atua há 25 anos na organização do acesso a consultas, exames, procedimentos e transferências hospitalares de alta complexidade. As solicitações são inseridas pelos municípios ou unidades de origem, que são conectadas ao SER para localizar a vaga adequada em cada caso.
Lembre-se: Por segurança, o paciente deve sempre verificar se a mensagem veio do número correto: +55 21 97734-9550.
Com informações da Comunicação da SES-RJ.