Senador Humberto Costa pediu apuração rigorosa da suposta fraude em registros de vacinação
[Foto: Arquivo / Leopoldo Silva/Agência Senado]
Na manhã desta quarta-feira (03/05), a Polícia Federal realizou uma operação de busca na casa do ex-presidente Jair Bolsonaro, em Brasília, para investigação de suposta fraude no programa Conecte SUS. Doses da vacina contra a Covid-19, exigidas para a comitiva presidencial entrar nos Estados Unidos, teriam sido incluídas nos cartões de vacinação de Bolsonaro e de sua filha caçula.
O senador Humberto Costa (PT-PE) repercutiu a operação em pronunciamento no plenário do Senado Federal e pediu uma apuração rigorosa de todos os crimes cometidos pelo grupo. O senador também destacou a manipulação dos dados do Conecte SUS, que teria acontecido em plena pandemia, e sugeriu que o governo dos Estados Unidos também investigue o caso e revogue o acesso do ex-presidente ao país.
Segundo informações divulgadas pela PF, foram apreendidos documentos, telefones celulares, laptops e mídias, que serão analisados para complementar as investigações.
Além disso, a operação resultou na prisão de seis pessoas ligadas ao ex-presidente, entre elas o seu ex-ajudante de ordens, coronel Mauro Cid.
O senador considera que as acusações envergonham o Brasil diante da comunidade internacional e ressalta que o crime teria envolvido um ex-vereador de Duque de Caxias, que, em investigações realizadas pela polícia do Rio de Janeiro, estaria sendo acusado de estar vinculado à execução da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes.
Com informações da Agência Senado.