Seminário para a Concepção do Memorial da Pandemia revela a importância da transversalidade das políticas públicas
[Foto: Alissa Eckert, MS, Dan Higgins, MAM]
No primeiro dia de debates do seminário voltado para a concepção e criação do Memorial da Pandemia, a transversalidade das políticas públicas emergiu como tema central, destacando que a união de esforços é fundamental para cuidar da população, abrangendo desde a saúde até a cultura, passando pela ciência, comunicação, economia, infraestrutura e outras áreas.
O Sistema Único de Saúde (SUS) foi ressaltado como um exemplo emblemático dessa força coletiva, representado por profissionais da saúde pública, desde os agentes comunitários até os cientistas e pesquisadores responsáveis pelo desenvolvimento acelerado de vacinas que salvaram milhares de vidas. Em contrapartida, diante do negacionismo propagado pelo governo à época, foi a sociedade civil organizada, aliada à comunidade científica e aos movimentos sociais, que liderou a luta contra o coronavírus, responsável pela perda de mais de 700 mil vidas brasileiras.
O primeiro debate abordou os erros ocorridos na gestão governamental durante a pandemia, incluindo a recomendação de medicamentos ineficazes em detrimento da vacinação, conforme apontado por parlamentares atuantes na CPI da Covid. O senador Humberto Costa ressaltou que somente através dos trabalhos do colegiado foi possível pressionar o governo a adquirir imunizantes.
Na segunda mesa temática, que discutiu o desenvolvimento de vacinas e testes diagnósticos em tempo recorde, o presidente da Fiocruz, Mário Moreira, destacou as ações emergenciais da instituição, como a instalação de centrais de testagem em quatro regiões do país, com colaboração do setor privado, enfatizando o movimento inédito de mecenato e filantropia que impulsionou essas iniciativas.
O seminário também contou com a participação da empresária Luíza Helena Trajano, que teve um papel crucial na entrada das vacinas no país, e foi elogiada pela iniciativa do governo de criar o memorial, uma ação para não esquecer os desafios enfrentados durante a pandemia.
Com informações da Comunicação do Ministério da Saúde.