Segundo turno das eleições registra 102 crimes eleitorais e 42 prisões, segundo Ministério da Justiça e Segurança Pública
Durante o segundo turno das eleições municipais, realizado neste domingo (27), foram registrados 102 crimes eleitorais e 42 prisões em 51 cidades brasileiras, segundo o boletim do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) emitido às 20h. Entre as ocorrências, 32 casos foram de boca de urna, 19 de propaganda irregular, 14 de compra de votos, 11 de violação do sigilo do voto, 4 de desobediência a ordens judiciais, 4 de desordem que atrapalhou o processo eleitoral e 11 outros crimes diversos. Não houve registro de prisões de candidatos.
Os dados, inseridos no sistema Córtex pelas forças de segurança estaduais, foram validados pelo MJSP e alimentados pela Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Força Nacional de Segurança e Secretarias de Segurança Pública dos estados, que atuaram de forma coordenada na Operação Eleições 2024.
A operação, coordenada pelo MJSP em apoio à Justiça Eleitoral, centralizou as ações no Centro Integrado de Comando e Controle Nacional, onde profissionais de imprensa também acompanharam as informações em tempo real.
Com informações da Comunicação do MJSP.