Sede do TRE-RJ está em novo endereço, ocupando prédio de 1926
Foto: Divulgação / TRE-RJ
O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) iniciou, no último dia 15, suas atividades em uma nova sede, localizada no Palácio da Democracia, um edifício histórico eclético inaugurado em 1926. O prédio, situado na Rua da Alfândega 42, confluência das ruas da Alfândega e Quitanda, no Centro Histórico do Rio, é tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac) e foi projetado pela Companhia Construtora Nacional, responsável também pela construção dos hotéis Copacabana Palace e Glória.
Novo Espaço para a Justiça Eleitoral
O presidente do TRE-RJ, desembargador Henrique Figueira, destacou que as novas instalações representam a realização de um antigo sonho da comunidade da Justiça Eleitoral no Rio de Janeiro. “Esse é um projeto iniciado na gestão do desembargador Elton Leme, que teve continuidade na gestão do desembargador João Ziraldo Maia, na nossa gestão, e temos agora a honra de entregar”, afirmou o magistrado. Ele ressaltou que a antiga sede, localizada na Avenida Presidente Wilson, já não comportava mais as necessidades do Tribunal, que agora conta com um espaço histórico, moderno e preparado para novos desafios.
Estrutura e Instalações
A nova sede do TRE-RJ ocupa um prédio de sete andares, com 30 metros de altura e uma área de 8,4 mil metros quadrados. Entre os destaques arquitetônicos, o edifício possui um Grande Hall com pé direito de 10 metros e colunas em estilo helênico revestidas em pedra sabão. O ambiente também conta com gradis em art nouveau, mármores de Carrara, maçanetas de bronze, vitrais e piso com mosaico de formas geométricas. A claraboia, com iluminação indireta proveniente de um prisma central, adorna o foyer do edifício.
Espaços de Trabalho e Memória
O novo Palácio da Democracia abriga um novo plenário para as sessões do Colegiado, um auditório com tratamento acústico e assentos adaptados para pessoas com mobilidade reduzida e obesidade, além do Espaço de Memória Desembargador José Joaquim Passos e da Escola Judiciária Eleitoral do Rio de Janeiro (EJE-RJ).
Histórico do Edifício
Originalmente concebido para abrigar a sede brasileira do antigo Deutsche Ueberseeische Bank, mais conhecido como Banco Alemão Transatlântico, o edifício passou por várias mãos ao longo do tempo. Com a entrada do Brasil na Segunda Guerra Mundial, o banco foi liquidado e o prédio foi incorporado ao patrimônio do governo brasileiro. Posteriormente, passou a sediar a Secretaria Estadual de Finanças, mais tarde renomeada como Secretaria de Estado de Fazenda.
Funcionamento e Contato
O Palácio da Democracia está localizado na Rua da Alfândega 42, próximo a diversos símbolos do Rio de Janeiro, como o Centro Cultural Banco do Brasil, a Igreja da Candelária, a Orla Conde e a Baía de Guanabara. O edifício funcionará de segunda a sexta-feira, das 11h às 19h. Para mais informações, os interessados podem entrar em contato pelo Disque TRE-RJ, através do número (21) 3436-9000, que atende no mesmo horário.
Com informações da Comunicação do TRE-RJ.