
A cidade de São Paulo sediou neste domingo (17) a penúltima etapa da Copa do Mundo UCI de XCE – Cross Country Eliminator, realizada durante o Shimano Fest, maior festival de bicicletas da América Latina. A competição reuniu ciclistas de 12 países e marcou mais um momento histórico para o mountain bike mundial no Brasil.
Os campeões mundiais Mariia Sukhopalova, da Ucrânia, e Edvin Lindh, da Suécia, confirmaram o favoritismo e conquistaram a vitória em suas categorias. O Brasil, no entanto, também se destacou com resultados expressivos: Luiz Cocuzzi ficou com o vice-campeonato no masculino, enquanto Marcela Lima garantiu o terceiro lugar no feminino, levando o país ao pódio.
Na final feminina, Mariia recuperou-se de uma largada difícil e assumiu a liderança ao ultrapassar a alemã Marion Fromberger na segunda volta, cruzando a linha de chegada com vantagem. Marion terminou em segundo lugar, seguida de Marcela Lima, que superou a brasileira Luiza Cocuzzi no photo finish.
“É tão bom estar de volta ao pódio da Copa do Mundo. Minha estratégia era dar o meu máximo, mas sem correr riscos. O circuito era muito rápido e não é o meu tipo favorito de pista, então tive que me superar para conseguir a vitória”, disse Mariia após a prova.
No masculino, Edvin Lindh dominou a corrida do início ao fim. Na reta final, o sueco resistiu ao ataque de Luiz Cocuzzi e garantiu o título da etapa. O holandês Jeroen van Eck e o francês Lorenzo Serres completaram as quatro primeiras posições da final.
“Foi um dia difícil, minhas pernas não estavam boas. Consegui me concentrar e dar o máximo para estar no pódio, o que me deixou muito feliz”, afirmou Lindh.
A etapa em São Paulo reforçou o protagonismo do Shimano Fest como palco de grandes disputas internacionais e mostrou a força dos ciclistas brasileiros no cenário mundial do mountain bike.