Rio de JaneiroSaúde

SAMU RJ recebeu quase 40 mil trotes em 2023

Compartilhe essa notícia!

[Foto: Ernesto Carriço / Governo do RJ]

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) do Rio de Janeiro enfrenta diariamente um desafio crucial: lidar com a falsa comunicação de emergências. Segundo dados divulgados pela Central 192, no ano passado, das 673 mil ligações recebidas, quase 40 mil foram identificadas como trotes. Segundo a Secretaria de estado de Saúde do Rio de Janeiro, esse cenário, além de representar um prejuízo incalculável para as ocorrências reais, pode resultar em atrasos ou até mesmo impossibilitar o atendimento de indivíduos em situações de urgência.

“Quando a equipe é acionada para um evento que não corresponde a uma emergência real, isso pode significar que alguém que verdadeiramente necessita de socorro pode ter seu atendimento atrasado, o que em casos graves pode ser fatal”, explicou Luciano Sarmento, coordenador geral do SAMU-RJ.

Os trotes variam desde palavras obscenas até falsos pedidos de socorro e com isso, representam um desafio constante para as equipes de atendimento. Para lidar com essa questão, o SAMU do Rio de Janeiro busca implementar treinamentos que visam identificar ligações falsas, evitando o deslocamento desnecessário das equipes de resgate.

Buscando ainda a conscientização da população, inclusive das crianças e adolescentes, Luciano Sarmento explica que o governo está realizando ações nas escolas públicas do estado.

“O SAMU da capital vem realizando treinamentos nas escolas públicas de modo a educar as crianças e adolescentes e conscientizá-las sobre a importância do atendimento e o quanto o trote pode prejudicar a nossa rotina”, informou o coordenador.

No ano de 2023, o SAMU-RJ registrou mais de 194 mil atendimentos. A equipe é composta por 11 médicos disponíveis 24 horas na central de regulação e o serviço opera com uma frota de 70 ambulâncias e 30 motolâncias.

Segundo a Secretaria de estado de Saúde, nos primeiros três meses deste ano, foram realizados mais de 50 mil atendimentos.

error: Não é possível copiar.