Rodrigo Pacheco cobra respeito à dignidade de brasileiros deportados pelos EUA
[Foto: Pedro França/Agência Senado]
O presidente do Senado e do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco, manifestou preocupação e cobrou respeito à dignidade dos 88 brasileiros deportados dos Estados Unidos no último fim de semana. O caso envolveu denúncias de maus-tratos e transporte dos deportados algemados por determinação do então presidente norte-americano, Donald Trump.
A aeronave americana pousou em Manaus na sexta-feira (24), momento em que a Polícia Federal foi informada da situação dos passageiros. Em resposta, o governo brasileiro, alegando soberania nacional, determinou a retirada imediata das algemas e mobilizou uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) para conduzir os cidadãos até Belo Horizonte, onde chegaram no sábado (25).
Rodrigo Pacheco emitiu uma nota oficial no domingo (26), destacando a necessidade de respeito à dignidade humana e condenando quaisquer atos de agressão ou maus-tratos.
Nota oficial
“Acompanho com preocupação o tratamento dispensado pelas autoridades norte-americanas a brasileiros deportados. A decisão por um novo procedimento na política de imigração, que é um direito assegurado a todos os países, não pode vendar nossos olhos diante de situações degradantes e denúncias de agressões e maus-tratos. O respeito à dignidade humana é um conceito consagrado em um mundo civilizado e democrático.”
Senador Rodrigo Pacheco, Presidente do Congresso Nacional
O caso trouxe à tona debates sobre políticas de imigração e a importância do tratamento humanitário, mesmo em processos de deportação.
Com informações da Agência Senado.