Rock Brasileiro entra para o Calendário do Estado do RJ, com homenagem a Renato Russo
[Foto: Ilustrativa / Richard Souza / GE]
O rock brasileiro conquistou um dia especial no Estado do Rio de Janeiro. A Lei 10.029/23, sancionada pelo governador Cláudio Castro e publicada nesta quinta-feira (1º de junho) no Diário Oficial, estabelece que o dia 11 de outubro será reservado para celebrar o rock nacional. A data foi escolhida em memória ao icônico Renato Russo, líder da Legião Urbana, uma das maiores bandas do gênero musical no país.
Embora tenha passado grande parte de sua infância e juventude em Brasília, Renato Russo adotou a Ilha do Governador, na Zona Norte do Rio de Janeiro, como sua morada definitiva ao longo de sua carreira. A homenagem ao músico e compositor é uma forma simbólica de reconhecer não apenas sua relevância para o rock nacional, mas também de lembrar de todos os ídolos que encantaram gerações e continuam a cativar e influenciar milhares de bandas em todo o Brasil.
O governador Cláudio Castro expressou sua honra com a iniciativa, destacando a importância de preservar a herança histórica e cultural do movimento musical. Segundo ele, homenagear Renato Russo é também reconhecer todos os artistas que contribuíram para o desenvolvimento e a consolidação do rock brasileiro como um gênero de destaque.
De acordo com a nova lei, o Governo do Estado poderá promover eventos e atividades culturais relacionadas ao rock brasileiro na data comemorativa ou ao longo da semana, incluindo a possibilidade de realizar shows ou festivais. Além disso, a iniciativa prevê a celebração de convênios com as prefeituras, visando ampliar a abrangência e o alcance dos eventos em todo o estado.
Com informações da Comunicação do Governo do RJ.