
Novo traje do esquadrão Antibomba do RJ | Foto: Philippe Lima / GovRJ
[Foto: Philippe Lima / GovRJ]
O Esquadrão Antibomba da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) da Polícia Civil do Rio de Janeiro passou a contar com um novo traje de proteção, considerado o mais moderno do mercado, entregue na quinta-feira (28/08) na Cidade da Polícia.
O equipamento, produzido no Canadá, oferece resistência a fragmentação, ondas de choque e altas temperaturas, além de maior mobilidade para os agentes. O traje possui também sistema de comunicação remota, permitindo contato em tempo real entre o operador em campo e a equipe de apoio, e tem vida útil de 10 anos.
O investimento total foi de R$ 500 mil, proveniente de verba parlamentar. O governador Cláudio Castro (PL/RJ) destacou a importância da proteção aos agentes: “Os equipamentos representam mais proteção à vida dos agentes que estão na linha de frente. Estamos investindo para qualificar e garantir a segurança de cada um desses homens e mulheres que estão nas ruas.”
O secretário estadual de Polícia Civil, Felipe Cury, reforçou que o equipamento aumenta a segurança, mobilidade e comunicação do Esquadrão Antibomba: “Hoje nós podemos afirmar que vivemos uma nova Polícia Civil. Esse equipamento que estamos recebendo é de ponta e aumenta a segurança e mobilidade do operador, além de favorecer sua comunicação.”
Segundo dados da Core, o Esquadrão é acionado cerca de 2 mil vezes por ano, uma média de seis a sete operações diárias, muitas vezes exigindo o descarte de mais de um artefato explosivo. De acordo com o governo estadual, o traje faz parte de uma política de modernização e reforço tecnológico da Polícia Civil, que também incluiu a formatura de 770 novos investigadores, ampliando a capacidade operacional da corporação.