EducaçãoRio de Janeiro

RJ abre inscrições para 4.293 vagas de professores temporários na rede estadual

Compartilhe essa notícia!

[Foto: Divulgação / Gov RJ]

O Governo do estado do Rio de Janeiro autorizou o início das inscrições para 4.293 vagas de professores temporários na rede estadual de ensino. As oportunidades são para atuar nos ensinos Fundamental e Médio durante os anos letivos de 2024 e 2025. O processo terá validade até o último dia letivo do calendário escolar para o ano de 2025.

As vagas estão distribuídas para escolas regulares, que receberão até 3.053 docentes com carga horária de 18 horas semanais e 1.200 com carga horária de 30 horas semanais. Além disso, 40 profissionais serão alocados em unidades prisionais e socioeducativas para atuar nos anos iniciais do Ensino Fundamental, com carga horária de 22 horas semanais.

Segundo o governador Cláudio Castro, a contratação visa garantir que as escolas estaduais mantenham a qualidade de ensino, mesmo com a ausência temporária de professores concursados por motivos de saúde, licença, entre outros. “Esses profissionais vão suprir as carências por afastamentos temporários, como tratamentos de saúde, gestação, estudos e demais licenças”, afirmou.

A secretária de Educação, Roberta Barreto, reforçou que os temporários não substituirão os concursados, mas sim garantirão a continuidade das aulas. As convocações ocorrerão ao longo dos anos letivos de 2024 e 2025, conforme a necessidade.

“Esses profissionais vão reforçar a rede para não deixar faltar professor em sala de aula quando os concursados precisarem se ausentar, seja por motivos de saúde, licença, estudos ou por qualquer outro motivo. Desta forma, iremos garantir o acesso e a permanência de nossos jovens nas escolas”, disse a secretária.

Os interessados devem realizar a inscrição online através do site https://contratotemporario.educacao.rj.gov.br/. Durante o processo de inscrição, os candidatos deverão escolher o tipo de vaga, município, regional e disciplinas de interesse.

Segundo o governo do estado,  “a remuneração mensal dos profissionais seguirá o plano de carreira dos professores da rede e será proporcional aos somatórios dos tempos semanais trabalhados pelo docente, conforme detalhado em edital”.

A contratação seguirá as normas do Regime de Recuperação Fiscal e incluirá cotas específicas: 5% das vagas serão destinadas a candidatos com deficiência, 20% a negros e indígenas, e 10% a candidatos com hipossuficiência econômica. Os professores convocados precisarão comprovar aptidão por meio de exame de saúde ocupacional e atender a todos os requisitos do processo seletivo simplificado.

Para mais informações e orientações, acesse o site da Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro em https://www.seeduc.rj.gov.br.

*Com informações de Seeduc RJ

error: Não é possível copiar.