
O aparecimento de uma coloração esbranquiçada sobre pedras no leito do Rio Pomba está sendo investigado pelas autoridades ambientais. A Prefeitura de Santo Antônio de Pádua, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e da Defesa Civil, realizou uma vistoria nesta quinta-feira (11/09) que se estendeu do distrito de Paraoquena até o município de Palma-MG, distrito de Itapiruçu.
Durante a inspeção, a administração municipal informou que não foi constatada que a origem da substância se encontra em território de Santo Antônio de Pádua. Diante disso, a Secretaria de Meio Ambiente encaminhou um ofício ao Instituto Estadual do Ambiente (INEA) solicitando providências e análises sobre a qualidade da água.
“Os possíveis impactos podem causar alterações da qualidade da água do Rio Pomba, além de potencial risco à fauna aquática e ao uso do recurso hídrico pela população”, diz o parecer técnico enviado pela administração municipal.
A Prefeitura ressaltou a necessidade de identificação imediata da composição do material, destacando que a ocorrência teve início em território mineiro. O objetivo, segundo informou a administração, é “articulação com órgãos ambientais de Minas Gerais”, garantindo monitoramento e medidas preventivas adequadas.
INEA
Como resposta, o INEA realizou uma vistoria técnica e informou que não foram constatadas manchas na água nem animais mortos, apenas a coloração esbranquiçada. Segundo o instituto: “Até o momento, não foi possível identificar a origem ou a composição da substância.”
O aparecimento da coloração esbranquiçada chamou atenção da população, que havia relatado manchas e acúmulo de material branco sobre as pedras. A Prefeitura e o INEA reforçaram que acompanharão a situação e informarão a população sobre qualquer atualização.