
[Foto: Ilustrativa / Rodrigo Nunes / MS]
A Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro iniciou, nesta terça-feira (1º/7), a aplicação da vacina contra a variante JN.1 da covid-19 para pessoas com 65 anos ou mais. A prefeitura informou que a partir do dia 11 de julho, a imunização será ampliada para a população a partir de 60 anos.
Segundo a administração municipal, o novo imunizante está disponível nas 240 salas de vacinação do município, incluindo o Super Centro Carioca de Vacinação, em Botafogo, e a unidade instalada no ParkShoppingCampoGrande, na Zona Oeste.
Ainda de acordo com a prefeitura, idosos residentes em Instituições de Longa Permanência (ILPI) e o público com 70 anos ou mais já foram vacinados anteriormente. As demais faixas etárias serão contempladas de forma escalonada, conforme o envio de novas doses pelo Ministério da Saúde.
A vacina tem como foco a variante JN.1, atualmente a mais presente em circulação, e tem como objetivo principal reduzir os riscos de internação e morte relacionados à covid-19.
Além da vacinação contra o coronavírus, a campanha contra a gripe segue em andamento para todas as pessoas com mais de seis meses de idade no município do Rio de Janeiro. A SMS recomenda que a população se mantenha atualizada com ambas as vacinas para garantir a proteção contra as duas doenças.
Vacina Atualizada contra a Covid-19 (JN.1)
Novas faixas etárias
Terça
1º/07
65 anos ou mais
Sexta
11/07
60 anos ou mais
Agosto
Pessoas com comorbidades
Com a chegada de novas doses, outros grupos prioritários serão vacinados.
*Com informações de Prefeitura do Rio
*Datas podem sofrer alteração sem aviso prévio