
[Foto: Ilustrativa / Aline / GE]
A Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro (SMS) iniciou, nesta semana, a aplicação da vacina contra a variante JN.1 da covid-19 em pessoas com imunossupressão. Esse público, com o sistema imunológico fragilizado, poderá buscar uma das 240 salas de vacinação espalhadas pelo município, incluindo o Super Centro Carioca de Vacinação, em Botafogo, e na Zona Oeste, no ParkShoppingCampoGrande.
Segundo a SMS, a ampliação da campanha ocorrerá de forma escalonada, conforme o recebimento de novas doses pelo Ministério da Saúde. Crianças com até cinco anos também estão sendo vacinadas com o novo imunizante.
O município já contemplou idosos residentes em Instituições de Longa Permanência (ILPI) e pessoas com 60 anos ou mais atendidas nas unidades de saúde da rede pública. A ampliação para outros grupos prioritários seguirá as diretrizes estabelecidas pelas autoridades de saúde.
Além da vacinação contra a covid-19, a Secretaria reforça a importância da imunização contra a influenza. A vacina contra a gripe está disponível para todas as pessoas com mais de seis meses de idade nas unidades de saúde do município.