Rio de Janeiro reinaugura Pista Olímpica de BMX do Parque Radical de Deodoro
[Foto: Ilustrativa / Richard Souza / AN]
O Prefeitura da cidade do Rio de Janeiro, entregou nesta sexta-feira (03/01) as obras de recuperação do Centro Olímpico de BMX, localizado no Parque Radical de Deodoro, Zona Oeste da cidade. A pista, originalmente construída para os Jogos Olímpicos Rio 2016, foi totalmente reformada. Segundo a administração municipal, a recuperação reforça o compromisso da cidade com o legado olímpico e o incentivo ao esporte de alto rendimento.
Com investimento de R$ 4,5 milhões, a revitalização incluiu a recuperação da estrutura metálica para largadas em alturas de 8m e 5m, melhorias no revestimento e na drenagem da pista, e substituiçõesbuscando garantir maior segurança e desempenho para os atletas. A pista ocupa uma área de cerca de quatro mil metros quadrados, e segundo a prefeitura carioca, é a única no mundo a manter o padrão olímpico após a realização de uma edição das Olimpíadas.
A Prefeitura do Rio planeja uma parceria com a Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) para utilizar o local como centro de treinamento oficial para atletas confederados. Além disso, escolinhas de iniciação ao BMX serão oferecidas à população, ampliando o acesso ao esporte e fomentando a formação de novos talentos.
“O Rio quer ser o celeiro dos esportes de alto rendimento. Estamos pleiteando o PAN de 2031 e a cidade já está pronta para receber esses Jogos. Temos o nosso Time Rio e vamos continuar investindo pra fazer do Rio de Janeiro um lugar melhor”, disse o prefeito Eduardo Paes (PSD/RJ).
De acordo com a prefeitura, além de impulsionar o esporte, o Parque Radical de Deodoro também desempenha papel fundamental como espaço de lazer, oferecendo 19 atividades gratuitas, como natação, futsal e dança, a mais de três mil alunos. A revitalização do parque
Jogos Pan-Americanos de 2031
As cidades do Rio de Janeiro e Niterói formalizaram, em novembro de 2024, uma candidatura conjunta para sediar os Jogos Pan-Americanos de 2031. O projeto foi entregue pelos prefeitos Eduardo Paes (PSD), do Rio, e Rodrigo Neves (PDT), eleito em Niterói, à Panam Sports, entidade responsável pela organização do evento.
Durante a cerimônia de entrega, Eduardo Paes destacou a experiência das duas cidades na realização de grandes competições internacionais. “A nossa candidatura não é uma aventura. Estamos falando da união de duas das mais importantes cidades do Brasil para realizar o Pan-Americano. Temos plena confiança no sucesso e vamos demonstrar a nossa capacidade conjunta em realizar grandes eventos, como já fizemos com o Pan 2007, a Copa 2014, além dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016″, afirmou Paes.
O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, ressaltou a relevância da iniciativa para o esporte e o desenvolvimento regional. “Tivemos uma reunião muito produtiva com dirigentes do Comitê Olímpico do Brasil e da Panam Sports (Organização Desportiva Pan-americana). Na próxima semana, vamos formalizar a carta de intenção. Será muito bom para o Brasil, para o esporte e o desenvolvimento de nossas cidades e do Estado do Rio”, declarou.
Além da candidatura conjunta de Rio e Niterói, a cidade de São Paulo também apresentou intenção de sediar os Jogos Pan-Americanos de 2031. Cabe ao COB decidir, até 31 de janeiro de 2025, qual será a representante brasileira na disputa internacional.
A candidatura vencedora terá o desafio de convencer a Panam Sports de que possui as melhores condições para receber o evento, que movimenta milhões de atletas, turistas e investimentos. Caso o Brasil seja escolhido como sede, será a segunda vez que o país receberá o Pan, repetindo o feito do Rio em 2007.
*Com informações de Prefeitura do Rio