
[Foto: Ilustrativa / LensGO]
O Centro de Tecnologia e Sociedade (CTS) da FGV Direito Rio promove, nos dias 16, 17 e 18 de julho, a CPDP LatAm 2025, conferência internacional sobre governança de dados, desenvolvimento, democracia e inteligência artificial. O encontro será realizado na sede da Fundação Getulio Vargas (FGV), em Botafogo, zona sul do Rio de Janeiro.
Com o tema “Governança de Dados para o Desenvolvimento e a Democracia na Maioria Global”, a CPDP LatAm 2025 reunirá especialistas de toda a América Latina em uma série de painéis multissetoriais. Estão confirmadas as participações de representantes de governos, setor privado, sociedade civil, organismos internacionais e universidades, com foco na promoção de uma agenda pública para a proteção de dados, inovação e justiça digital na região.
A programação foi definida por meio de chamada pública de propostas, o que garantiu pluralidade de temas e de vozes. As plenárias acontecem no Centro Cultural da FGV, enquanto os painéis técnicos serão realizados nas salas 809, 810 e 824, também no prédio da FGV, na Praia de Botafogo, 186.
A edição de 2025 conta com o apoio de instituições nacionais e internacionais, e as plenárias serão transmitidas ao vivo, enquanto os painéis serão gravados e disponibilizados posteriormente no canal do YouTube da FGV.
Destaques da programação
A sessão de abertura acontece na quarta-feira (16/07), das 9h30 às 11h30, com o painel “Building Informational Self-Determination in the Global Majority”. Entre os convidados estão Waldemar Gonçalves (ANPD), Ana Brian (ONU), Carolina von der Weid (Itamaraty), Camila Nagano (iFood), Rodrigo Corrêa (Prefeitura do Rio), além de pesquisadores da MIT, Nelson Mandela University e CyberBRICS.
Ainda no dia 16, os participantes poderão escolher entre mais de dez mesas temáticas simultâneas sobre temas como vigilância inteligente, soberania digital, inteligência artificial na saúde, transparência algorítmica e uso de IA em escolas e cidades. A programação se encerra às 18h20 com a exibição do vídeo-documentário “IA com direitos: justiça, inclusão e diversidade”.
Na quinta-feira (17/07), os debates seguem com sessões sobre regulação da inteligência artificial, proteção de dados, economia digital, publicidade online e desafios enfrentados por startups, entre outros. A plenária de encerramento será das 16h20 às 18h20 com o tema “Understanding Data Value in the Global Majority”, reunindo representantes da República Dominicana, Estônia, Mercado Livre, universidades e organismos internacionais.
O dia 18 de julho (sexta-feira) será inteiramente dedicado ao tema AI Safety (Segurança em Inteligência Artificial). A programação inclui palestras, oficinas práticas e discussões técnicas com foco em como garantir o uso seguro e ético da IA. Destaques incluem debates com representantes do Nubank, Meta, iFood, além de especialistas do MIT, CGI.br, InternetLab e FGV.
Sobre a CPDP LatAm
A CPDP LatAm é a plataforma latino-americana de debate sobre privacidade, proteção de dados e tecnologia, integrando três frentes:
- A versão regional da conferência internacional Computers, Privacy and Data Protection (CPDP);
- A reunião latino-americana da iniciativa MyData, que discute abordagens centradas no usuário;
- A edição regional da Privacy Law Scholars Conference (PLSC).
Serviço
CPDP LatAm 2025 – Governança de Dados para o Desenvolvimento e a Democracia na Maioria Global
📅 Datas: 16, 17 e 18 de julho de 2025
📍 Local: FGV Direito Rio – Praia de Botafogo, 186 – Botafogo, Rio de Janeiro
📽️ Transmissão ao vivo: Plenárias transmitidas ao vivo; painéis gravados e disponibilizados posteriormente
🌐 Mais informações e programação completa: www.cpdp.lat