Rio de Janeiro anuncia novas áreas protegidas e corredores ecológicos durante a COP-16, na Colômbia
[Foto: Divulgação / Governo do RJ]
Na COP-16, realizada na Colômbia, o Governo do Estado do Rio de Janeiro anunciou uma nova parceria entre a Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e a The Nature Conservancy. A iniciativa visa a criação de duas áreas protegidas estaduais e o fortalecimento de corredores ecológicos. Entre os destaques, está o Parque Estadual Marinho das Praias Selvagens, localizado entre Grumari e Prainha, no Rio de Janeiro, com aproximadamente 2.200 hectares de uma das paisagens mais preservadas da capital fluminense.
A parceria também busca a implementação de arranjos de governança territorial, com especial foco no Corredor Ecológico Tinguá-Bocaina, abrangendo cerca de 195 mil hectares e nove municípios, incluindo áreas estratégicas para o abastecimento de água da região metropolitana do estado, como o Rio Guandu e o reservatório Ribeirão das Lajes.
A criação do Parque Marinho das Praias Selvagens visa também contribuir para metas globais de conservação ambiental, com foco na preservação de áreas costeiras e marinhas no estado do Rio de Janeiro.
Com informações da Comunicação do Governo do RJ.