Rio de Janeiro alcança recorde de certificações do Unicef para a primeira infância em 2024
[Foto: Ilustrativa / LensGO]
O Rio de Janeiro atingiu um marco importante em 2024, com o número recorde de 233 unidades públicas certificadas como “Unidade Amiga da Primeira Infância” (Uapi) pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). A certificação, que reconhece os serviços municipais de saúde, educação infantil e assistência social voltados para o cuidado de gestantes, bebês e crianças até seis anos, foi realizada nesta quarta-feira (04/12) e destaca a cidade como líder no país nesse tipo de iniciativa.
O evento ocorreu em cerimônia realizada no Rio, que marcou o início de uma série de certificações que também ocorrerão em outras capitais, como Belém, Fortaleza, Manaus, Recife, Salvador e São Luís. Neste ano, a cidade do Rio de Janeiro superou a edição anterior de 2021-2023, quando foram certificadas 128 unidades, demonstrando o crescente esforço em melhorar os serviços destinados à primeira infância.
“A cada edição, vemos crescer o esforço dos serviços municipais, numa atuação intersetorial, em melhorar o atendimento às crianças em seus primeiros anos de vida. Este é um investimento essencial para que cada criança cresça saudável, protegida e com oportunidade de aprender e se desenvolver plenamente”, afirmou Maíra Souza, oficial de Desenvolvimento Infantil do Unicef e coordenadora nacional da iniciativa. Ela ressaltou que a integração dos diversos serviços, como saúde e educação, tem sido um dos principais focos da certificação.
Na área da saúde, 176 unidades de Atenção Primária receberam a certificação este ano, 59 a mais do que em 2023, colocando o Rio de Janeiro como a cidade com o maior número de unidades de saúde amigas da primeira infância no Brasil. A Clínica da Família Maestro Celestino, localizada em Marechal Hermes, foi uma das novas unidades a receber a distinção.
O secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, destacou que a atenção integral à saúde das crianças desde o nascimento, como o acompanhamento pré-natal e a puericultura, é essencial para garantir um futuro saudável. “Ver mais unidades da nossa rede recebendo o certificado de UAPI é a certeza de que estamos no caminho certo, garantindo direitos e contribuindo para um Brasil melhor e mais saudável”, ressaltou Soranz.
A educação infantil também recebeu grande destaque na certificação, com 47 unidades educacionais certificadas em 2024. A Creche Municipal Célia Alencar, localizada em Realengo, foi uma das instituições da Secretaria Municipal de Educação a ser reconhecida. Com 85 crianças matriculadas, a unidade comprovou, por meio de fotos e documentos, a implementação de práticas de qualidade, como alimentação adaptada para crianças com alergias e a coleta seletiva de resíduos. Além disso, a creche promoveu treinamentos para identificar sinais de violência doméstica.
“Essa certificação é um reconhecimento ao compromisso da nossa rede com a qualidade da educação infantil e o cuidado integral com as nossas crianças. A Creche Municipal Célia Alencar é um exemplo de como podemos oferecer um ambiente acolhedor, seguro e que estimule o desenvolvimento pleno na primeira infância. Esse reconhecimento do UNICEF reflete o trabalho coletivo da equipe escolar, das famílias e de toda a comunidade”, afirmou Renan Ferreirinha, secretário municipal de Educação.
*Com informações de Unicef