[Foto: Arquivo / Richard Souza / GE]
A 27ª edição do Rio Boat Show começou oficialmente na tarde deste sábado (11), na Marina da Glória, reunindo autoridades, representantes da indústria náutica e a Marinha do Brasil. Considerado o maior evento náutico outdoor da América Latina, o encontro segue até o dia 19 de abril, com programação voltada a negócios, lazer e inovação no setor.
A cerimônia de abertura do evento contou com a participação de lideranças políticas e nomes ligados à náutica, entre eles o velejador Aleixo Belov, que recentemente concluiu sua sexta volta ao mundo aos 83 anos. A abertura marcou o início de uma agenda que transforma o espaço em um centro de atividades relacionadas ao universo náutico, reunindo exposições, experiências e debates.
Durante o evento, o presidente do Grupo Náutica, Ernani Paciornik, destacou o momento do setor no país. Segundo ele, o evento acontece em um ambiente considerado estratégico para o desenvolvimento da atividade náutica, com possibilidade de contato direto com novidades do mercado e integração entre profissionais e público.
Dados apresentados durante a cerimônia indicam o crescimento da indústria nacional. De acordo com a Associação Brasileira dos Construtores de Barcos e seus Implementos, o Brasil exporta mais de 1,1 mil embarcações por ano e produz cerca de 4,5 mil unidades anualmente. As informações foram reforçadas pelo presidente da entidade, Eduardo Colunna, que apontou potencial de expansão da produção.
A presença da Marinha foi representada pelo Capitão de Mar e Guerra Leonardo de Lucena Navaes, comandante da Capitania dos Portos do Rio de Janeiro, que destacou a atuação da instituição no fomento e na segurança da navegação no país.
O evento reúne pavilhões internos e passarelas flutuantes com exposição de embarcações que vão desde modelos de entrada até iates com mais de 30 metros. Além disso, o público tem acesso a rodadas de conversas técnicas e palestras no espaço Náutica Talks, que integra a programação.
Entre as atrações previstas ao longo dos dias, estão experiências como passeios de veleiro, realizados em datas específicas durante o evento, e o chamado batismo de mergulho em tanque, disponível durante todo o período. O evento também conta com um shopping náutico, reunindo equipamentos, acessórios e soluções para o setor.
A programação inclui ainda encontros com personalidades da náutica, como a velejadora Izabel Pimentel e o próprio Aleixo Belov. No domingo (12), está previsto um show musical com Luana Camarah, seguido de um desfile de barcos na Baía de Guanabara.
O Rio Boat Show 2026 segue até o dia 19 de abril, reunindo visitantes interessados em conhecer tendências, tecnologias e oportunidades do setor náutico no Brasil.
SERVIÇO
- O que: Rio Boat Show 2026
- Quando: De 11 a 19 de abril
- Onde: Marina da Glória (Av. Infante Dom Henrique, s/n, Glória, Rio de Janeiro)
- Ingressos: rioboatshow.com.br