Reunião do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar foi precedida por protesto contra reunião entre Arthur do Val e membros do conselho em “salinha ao lado”
[Foto: Carol Jacob / Alesp]
A Reunião extraordinária do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar desta terça-feira (14/04), que trataria do pedido de cassação do deputado estadual Arthur do Val, foi precedida de enfático e persistente protesto da deputada estadual Isa Penna contra reunião dos membros do conselho com Arthur do Val em sala ao lado, anunciada pela presidente da comissão, deputada estadual Maria Lúcia Amary.
Após a presidente da comissão informar que faria um intervalo de 10 minutos para uma reunião do deputado Arthur do Val e todos os membros do conselho, “na sala ao lado”, os protestos da deputada Isa Penna começaram.
Diante dos protestos da deputada Isa Penna, a presidente da comissão, deputada Maria Lúcia Amary, reafirmou o convite aos membros da comissão dizendo: “É uma prerrogativa minha como presidente. Eu estou convocando os deputados e deputadas que fazem parte do conselho de ética pra irmos conversar na sala ao lado”.
Anteriormente a presidente da comissão já havia informado que essa reunião seria “com o deputado Arthur do Val e todos os membros do conselho” e era a participação de Arthur do Val na reunião proposta que era alvo de protesto de Isa Penna, que disse: “Se eu não posso estar, o deputado Arthur também não pode estar. Que coisa é essa de reunir os réus e quem vai julgar numa salinha do lado?”. Depois continuou a crítica: “Como assim gente? Reunir quem está sendo julgado por essa comissão e quem vai votar? Numa salinha ali do lado e os deputados não podem ter acesso a essa conversa? É um absurdo.”
Diante dos protestos, a presidente da comissão decidiu colocar em votação a proposta da reunião dos membros com Arthur do Val antes de dar continuidade na reunião oficial do conselho.
Por 7 votos a 3, foi rejeitado o pedido de Arthur do Val para uma reunião apenas com os membros do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar antes da reunião oficial deste conselho.
Após superada essa discussão, a Reunião extraordinária do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar foi formalmente iniciada e tratou o pedido de cassação do mandato do deputado Arthur do Val.
Começou então a discussão do pedido de regime de urgência, aprovado por unanimidade apesar de protesto da defesa de Arthur do Val, Dr. Paulo.
A sessão seguiu então para a leitura de resumo do relatório sobre representações oferecidas em desfavor do deputado Arthur do Val, autor de áudios com comentários considerados inadequados sobre as mulheres ucranianas.
Em sua fala, o deputado Enio Tatto reproduziu video com os citados áudios.
A deputada reproduziu video com fala de uma mulher ucraniana questionando se as mulheres em situação de vulnerabilidade era “fáceis” (termo usado nos áudios vazados).
Ao fazer o uso da palavra, Arthur do Val iniciou dizendo: “Eu errei. Ponto final. Houve erro. Eu quero pedir desculpas aqui, principalmente às mulheres ucranianas que estão aqui.”. Afirmou também que “essa vai ser a cassação mais rápida da história do Brasil.
Ao término da sessão, por unanimidade, foi aprovada a medida disciplinar de perda do mandato do deputado Arthur do Val.
Confira no video abaixo toda a reunião.