BrasilEconomia

Receita Federal libera consulta ao lote residual de restituição do IRPF de janeiro de 2025

Compartilhe essa notícia!

[Foto: Ilustrativa / Richard Souza / AN]

A Receita Federal anunciou que, a partir das 10h desta sexta-feira (24/01), estará disponível para consulta o lote residual de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) referente ao mês de janeiro de 2025.

Segundo informações da Receita, o crédito bancário será realizado no dia 31 de janeiro para 268.144 contribuintes, totalizando R$ 864.839.095,60. Do montante, R$ 402.884.365,32 será destinado a grupos com prioridade legal, incluindo:

  • 7.321 idosos acima de 80 anos,
  • 52.525 contribuintes com idades entre 60 e 79 anos,
  • 4.519 pessoas com deficiência física, mental ou moléstia grave,
  • 16.003 professores cuja principal fonte de renda é o magistério.

Além disso, 125.751 contribuintes que utilizaram a Declaração pré-preenchida ou optaram por receber via PIX também terão prioridade no pagamento. Outras 61.995 restituições contemplam contribuintes não prioritários.

Como consultar a restituição

Os contribuintes podem verificar se têm direito à restituição acessando o site da Receita Federal, na seção “Meu Imposto de Renda“, e clicando em “Consultar a Restituição”. A consulta pode ser feita de forma simplificada ou completa, utilizando o e-CAC para acessar o extrato de processamento da declaração.

As informações sobre a restituição e situação cadastral do CPF também podem ser consultadas por meio do aplicativo da Receita Federal para smartphones e tablets.

Correção de dados e reagendamento

De acordo com informações da Receita, “as rotinas de segurança impedem o pagamento caso ocorra erro nos dados bancários informados ou algum problema na conta destino”. Para ajustar informações, o contribuinte pode reagendar o crédito pelo Banco do Brasil (BB) no prazo de até um ano após a primeira tentativa, “assim, o contribuinte poderá corrigir os dados bancários para uma conta de sua titularidade.”.

O reagendamento pode ser feito pelo Portal BB, pelo site www.bb.com.br/irpf, ou pelos telefones disponibilizados para atendimento. Se o valor não for resgatado no prazo, o contribuinte deve solicitá-lo pelo Portal e-CAC, na opção “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.

*Com informações de Receita Federal

error: Não é possível copiar.