Qualidade da água no Rio Tocantins será analisada após queda de ponte com carga tóxica
[Foto: Divulgação / PMTO]
A Agência Nacional de Águas (ANA) anunciou nesta terça-feira (24/12) que está conduzindo análises da qualidade da água no Rio Tocantins após o desabamento da ponte Juscelino Kubitschek, localizada entre Aguiarnópolis (TO) e Estreito (MA). A medida foi tomada devido à queda de quatro caminhões no rio, sendo que parte deles transportava cargas de pesticidas e ácido sulfúrico, substâncias potencialmente tóxicas.
De acordo com a ANA, as análises estão focadas no abastecimento de água a jusante do local do acidente. Amostras estão sendo coletadas para identificar possíveis contaminações, incluindo os princípios ativos dos pesticidas. A agência informou que está trabalhando em conjunto com a Secretaria de Meio Ambiente do Maranhão para definir os parâmetros básicos de qualidade da água.
Embora as notas fiscais dos caminhões indiquem cargas significativas de defensivos agrícolas e ácido sulfúrico, ainda não há confirmação de rompimento das embalagens. Por questões de segurança, mergulhadores não puderam atuar na área nos dias seguintes ao acidente.
A queda da ponte resultou na morte de quatro pessoas e no desaparecimento de outras 13, conforme informações do Corpo de Bombeiros do Maranhão. Uma “sala de crise” será realizada na próxima quinta-feira (26/12), com a participação de órgãos como o Ibama, Cemaden, DNIT e Ministério da Saúde, para avaliar os impactos nos usos múltiplos da água e determinar novas medidas de segurança e recuperação ambiental.
Segundo a ANA, os municípios possivelmente impactados são:
Tocantins:
- Aguiarnópolis
- Carrasco Bonito
- Cidelândia
- Esperantina
- Itaguatins
- Maurilândia do Tocantins
- Praia Norte
- Sampaio
- São Miguel do Tocantins
- São Sebastião do Tocantins
- Tocantinópolis
Maranhão:
- Campestre do Maranhão
- Estreito
- Governador Edison Lobão
- Imperatriz
- Porto Franco
- Ribamar Fiquene
- São Pedro da Água Branca
- Vila Nova dos Martírios
Rio Tocantins
Com aproximadamente 2.400 km de extensão, o Rio Tocantins é o segundo maior curso d’água inteiramente situado em território brasileiro, ficando atrás apenas do Rio São Francisco, que possui cerca de 2.800 km.
O Tocantins nasce entre os municípios de Ouro Verde de Goiás e Petrolina de Goiás, no estado de Goiás, atravessando ainda os estados de Tocantins, Maranhão e Pará, onde deságua próximo à capital, Belém. O rio se encontra com o Rio Araguaia na divisa entre Tocantins e Pará, podendo ser chamado de Tocantins-Araguaia.
Juntos, esses dois rios formam a Região Hidrográfica do Tocantins-Araguaia, que é a maior do Brasil em área de drenagem exclusivamente nacional. A gestão e regulação de suas águas, por se tratar de rios que cruzam mais de um estado, é responsabilidade da Agência Nacional de Águas (ANA).
Além de sua importância ecológica e econômica, o Rio Tocantins é fundamental para o abastecimento, geração de energia e transporte em várias regiões do Brasil, reforçando seu papel estratégico para o desenvolvimento do país.
*Com informações de ANA