
[Foto: Ilustrativa / LensGO]
Encerra-se nesta quarta-feira (30/07) o prazo para inscrição na primeira edição da Prova Nacional Docente (PND), avaliação voltada a estudantes e professores com formação em licenciatura. As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pelo Sistema PND, plataforma oficial do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela aplicação da prova.
O prazo final também vale para solicitações de atendimento especializado, como para pessoas com deficiência, gestantes, lactantes, idosos e pessoas trans que desejem ser identificadas pelo nome social.
Embora não seja um concurso público, a PND poderá ser utilizada por estados e municípios como parte de seus processos seletivos para contratação de professores. Por esse motivo, o exame tem sido apelidado de “CNU dos Professores”, em referência ao Concurso Público Nacional Unificado.
Podem se inscrever os estudantes de cursos de licenciatura que concluirão a graduação em 2025 e que estejam inscritos no Enade. Esses alunos têm isenção automática da taxa de inscrição. Também podem participar docentes formados em licenciatura que tenham interesse em participar de seleções promovidas por redes de ensino que adotarem a nota da PND a partir de 2026.
A taxa de inscrição é de R$ 85 e deve ser paga até sexta-feira (1º/08). A Guia de Recolhimento da União (GRU) é gerada no momento da inscrição e pode ser quitada em agências bancárias, casas lotéricas ou via aplicativos de instituições financeiras.
A prova será aplicada em 26 de outubro de 2025, com base no modelo teórico do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), voltado a cursos de licenciatura. O conteúdo abrangerá 17 áreas de conhecimento, incluindo artes visuais, biologia, educação física, geografia, história, letras, matemática, pedagogia, química, entre outras.
A PND integra o programa “Mais Professores para o Brasil”, criado em 2024, com o objetivo de melhorar a formação docente e fortalecer o ingresso de profissionais qualificados no magistério público. A primeira edição conta com a pré-adesão de 22 estados e 1.508 municípios, incluindo 18 capitais.
Mais informações estão disponíveis no Sistema PND, acessível com login no portal Gov.br.
*Com informações de MEC