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Prova de Vida: INSS suspende bloqueios de pagamento por seis meses

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[Foto: Pedro França / Agência Senado]

O Ministério da Previdência Social publicou nesta sexta-feira (17/01) uma Portaria que suspende, por seis meses, os bloqueios de pagamento de aposentados e pensionistas que não realizaram a prova de vida. A medida vale desde 1º de janeiro de 2025 e pode ser prorrogada por igual período.

Desde 2023, a comprovação de vida passou a ser responsabilidade do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), que utiliza cruzamento de dados com bases governamentais para confirmar a situação dos beneficiários. Segundo Alessandro Stefanutto, presidente do INSS, não haverá bloqueio ou suspensão dos “benefícios por falta de comprovação de vida mesmo com o fim da vigência da portaria 723 no final de dezembro. O dever de provar que os beneficiários estão vivos é do INSS, que tem feito o cruzamento de dados com outras bases governamentais e busca mais parcerias para ampliar o batimento de informações”.

O órgão divulgou que, em 2024, de um total de 36,9 milhões de beneficiários elegíveis à prova de vida, 34,6 milhões tiveram os dados atualizados automaticamente por cruzamento de informações como:

  • acesso ao Meu INSS com o selo ouro;
  • nas instituições financeiras (banco) quando realização de empréstimo consignado, efetuado por reconhecimento biométrico; e no saque de benefícios quando realizado por identificação biométrica;
  • atendimento quando o segurado comparecer, voluntariamente, nas Agências do INSS para realizar algum serviço de seu interesse e de perícia médica por telemedicina ou presencial.
  • atualizações no Cadastro Único (CadÚnico), somente quando for efetuada pelo responsável pelo grupo familiar; e
  • recebimento do pagamento de benefício com reconhecimento biométrico.

Golpes e alertas


O INSS alertou sobre a ocorrência de golpes, nos quais fraudadores se passam por servidores ou utilizam mensagens digitais para roubar dados dos beneficiários. O Instituto enfatizou que:

  • Não envia servidores às residências;
  • Não solicita prova de vida por mensagens de celular;
  • Não exige pagamentos ou dados bancários por meio de ligações ou mensagens.

O orgão reforçou que beneficiários devem ficar atentos e, em caso de dúvida, buscar informações diretamente nos canais oficiais do INSS.

*Com informações de INSS

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